Sem categoria

Brasil, África do Sul e Índia negociam envio de missão a Damasco

Brasil, Índia e África do Sul querem enviar, dentro de no máximo duas semanas, uma missão a Damasco para conter a violência e consultar sobre as reformas prometidas pelo presidente Bashar Assad.

A intenção do Itamaraty é que o grupo parta para a Síria ainda esta semana e o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, deve integrar a missão. O Brasil avalia que essa pode ser a última tentativa de evitar uma resolução da ONU contra Síria.

Em Genebra, a missão da África do Sul para a ONU confirmou ao jornal O Estado de S. Paulo que está em negociações com Brasil e Índia para formar a missão que irá a Damasco.

Em meados da semana passada, o embaixador sul-africano em Nova York, Baso Sangqu, havia indicado que pretende integrar o grupo para dialogar com Damasco. "A meta é de ir à Síria, entender em que pé estão e ver como podemos ajudar para superar as dificuldades", disse.

Rússia e China se opõem a uma condenação, linha também adotada por Brasil, África do Sul e Índia, que apostam no diálogo.

Da Redação, com informações de agências