Sem categoria

Governo chinês promete continuar a apoiar o Sudão

O ministro chinês dos Negócios Estrangeiros Yiang Jiechi, prometeu, segunda-feira (8), em Cartum, que o seu país continuará a apoiar o Sudão "qualquer que sejam as mudanças interiores e exteriores", no início duma visita de dois dias nesse país, noticiou a imprensa local, citada pela AFP.

"A política chinesa em relação ao Sudão não mudará, qualquer que seja a pressão e as mudanças interiores e exteriores ", disse, citado domingo pelo Le Sudan Media (semi-oficial), pouco após a sua chegada.

O chefe da diplomacia chinesa acrescentou, que a China continuará a apoiar os projectos ligados aos domínios económico e do desenvolvimento.

A China mantêm relações privilegiadas com o Sudão, vítima de sanções econômicas americanas desde 1997. Pequim é um importante fornecedor de material militar do governo de Cartum e o primeiro comprador do petróleo do Sudão.

O presidente sudanês Omar el-Bashir fez uma visita à China, antes da separação do Sul, onde se encontra a maior parte do petróleo sudanês.

Jiechi apelou o Sudão e o Sudão do Sul a encontrar "as soluções de urgência" aos seus diferendos, dois dias após que um conflito sobre taxas aduaneiras bloqueou um carregamento de 600 mil barris de petróleo provenientes do Sul do Sudão em Porto Sudão.

"O Sudão e o Sul do Sudão vão perder a equação da paz se não cooperarem sobre questões comuns e disputadas ", acrescentou.

O ministro chinês deverá se encontrar hoje com o seu homólogo sudanês e posteriormente com o presidente Bashir, no seu regresso do Tchad, antes de se deslocar terça-feira para Juba, a capital do novo Estado do Sul do Sudão.

Com agências