Sem categoria

Mantega diz que há 'desconfiança' do mercado diante da crise fiscal

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta segunda-feira (8) que a queda nas bolsas de valores em todo o mundo é motivada pela desconfiança do mercado em relação à postura dos países desenvolvidos diante da crise fiscal. Para o ministro, falta liderança na resolução dos problemas econômicos para acabar com a “sangria” nas bolsas.

“Há um desconfiança dos mercados em relação à condução dos problemas pelos países avançados”, disse Mantega, após participar da reunião de coordenação política no Palácio do Planalto, em que foram discutidos os impactos da crise nos países avançados.

Os mercados mundiais operam em baixa nesta segunda-feira, no primeiro dia de negociações após o rebaixamento da nota de crédito dos Estados Unidos, até então considerado o melhor pagador do mundo entre os muitos países que emitem papéis para vender e pegar dinheiro emprestado.

Mantega afirmou que o Brasil “não está imune” à crise econômica mundial, mas está preparado.

“O perigo não é aqui no Brasil. O Brasil não está no epicentro, mas sofremos os impactos. O Brasil é um dos melhores posicionados. Está preparado, mas não está imune. Temos uma grande vantagem em relação aos outros países que é um mercado interno forte, uma demanda forte e temos que garantir que essa demanda seja usada para os produtos e para as empresas brasileiras”, disse o ministro.

Fonte: G1