Sem categoria

Presidente de Moçambique inicia visita à China

O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, partiu nesta segunda-feira (8) com destino à República Popular da China, onde vai efetuar, a partir de terça-feira até ao dia 15, uma visita de Estado a convite do seu homologo Hu Jintao.

Antes da partida, Guebuza despediu-se de vários membros do governo numa cerimónia realizada no Aeroporto Internacional de Maputo, informa a AIM.

No final da cerimônia, o Primeiro Ministro, Aires Ali, disse que Moçambique tem vários projetos em carteira e o salto que as relações deram no ramo empresarial vai estimular o intercâmbio entre os dois países, com as missões chinesas a escalarem Moçambique e os moçambicanos a visitarem aquele gigante da economia asiática em busca de oportunidades.

“As relações são boas, mas nós queremos muito mais”, sublinhou Aires Ali, apontando que mesmo a nível de isenções fiscais há uma abertura dos países para estimular o intercâmbio no domínio empresarial.

O encarregado de negócios da embaixada da China no país, Lei Tongli, disse que o Executivo de Pequim aguarda a visita com muita expectativa, dado que vai reforçar as relações de amizade e cooperação entre os dois países.

O investimento chinês em Moçambique atingiu os 607 milhões de dólares em 2010 e poderá continuar a crescer dado o incremento dos níveis de cooperação entre os dois países nos últimos anos.

Nesta sua viagem à China, Guebuza faz-se acompanhar dos ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, dos Recursos Minerais, Esperança Bias, e da Agricultura, José Pacheco, e ainda a Vice Ministra dos Transportes e Comunicações, Manuela Rebelo, bem como outros quadros do seu gabinete.

Fonte: África 21