Sem categoria

Ministros da Unasul se reúnem para debater medidas anticrise

Os ministros da Economia dos países-membros da Unasul vão se reunir nesta quinta (11), na Argentina, para debater um pacote de medidas que visa enfrentar os efeitos da crise financeira registrada na Europa e nos Estados Unidos.

O texto com as medidas deve ser apresentado amanhã e constituirá "uma resposta política sem precedentes", de acordo com porta-vozes do organismo.

Os ministros se propõem a acordar sobre "a construção de uma arquitetura financeira regional que consolide a solvência externa frente à instabilidade dos mercados internacionais".

Segundo fontes do Ministério da Economia da Argentina, a reunião da Unasul também deve abordar uma coordenação entre as reservas dos Bancos Centrais para que haja transações intrabloco e o lançamento do Banco do Sul, cujo funcionamento foi reclamado por organizações sociais.

Ontem, associações políticas e sociais pediram o início das atividades do Banco do Sul, que é uma proposta do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

A instituição tem como objetivo garantir financiamentos e empréstimos a países da região latino-americana, como uma alternativa ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ao Banco Mundial (Bird) e ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Desde 2007, são discutidas as normas e regulamentações de funcionamento do Banco do Sul.
O pedido para o início dos trabalhos da instituição foi liderado pelo Prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel, pela integrante da associação argentina Mães da Praça de Maio, Nora Cortiñas, e pela central sindical CTA.

Segundo eles, o funcionamento do Banco do Sul é "inadiável", assim como "a concretização de um Fundo de Reservas do Sul, o controle cambial comum e a criação de mecanismos de intercâmbio que substituam a dependência atual do dólar norte-americano".

Fonte: Ansa