Sem categoria

Congresso da Oclae reúne latino-americanos em prol da educação

O 16º Congresso da Organização Continental Latino-americana e Caribenha de Estudantes (Oclae) realiza esta sexta-feira (12) o segundo dia de eventos, que continuarão até o próximo dia 15.

De acordo com declarações dos integrantes das organizações estudantis universitárias do Uruguai e da Argentina, Gabriel Bermúdez e Leonardo Moyano, “do encontro devem surgir resoluções políticas de importância para que os Estados desenvolvam programas educativos justos e inclusivos”.

O objetivo é contribuir para que os executivos de cada uma das 23 nações integrantes da Oclae assumam e desenvolvam políticas estatais que favoreçam uma educação que beneficie a todos. O Congresso de Montevidéu coincide com a radicalização do movimento estudantil chileno, em demanda de uma reforma educacional profunda em seu país.

Ontem, estudantes chilenos receberam demonstrações de solidariedade e total respaldo a sua causa por parte da juventude e estudantes uruguaios e também dos participantes do encontro continental, mediante uma marcha que percorreu as ruas da cidade sede do Congresso.

A reunião da Oclae coincide também com o aniversário de 45 anos da organização, que representa mais de 110 milhões de estudantes da América Latina.

Leonardo Moyano ressaltou a coincidência do 16º Congresso com os tempos em que povos latino-americanos e do Caribe vivem processos políticos que dão prioridade ao acesso à educação de qualidade e gratuita. Também assegurou que o evento tem um contexto popular, já que se somarão organizações sociais vinculadas aos direitos humanos, camponeses, operários e indígenas.

Fonte: Prensa Latina