Sem categoria

Governo líbio diz que cidade de Zawiyah está sob controle

A disputada cidade de Zawiyah está em mãos do poder líbio, segundo um porta-voz governamental, enquanto as forças rebeldes declaram que conseguiram dominá-la, mesmo que sob intenso ataque das tropas leais a Muamar Kadafi.

O governo líbio através de seu porta-voz, Mussa Ibrahim desmentiu o avanço da oposição e reconheceu que um grupo armado tentou chegar ao sul de Zawiyah, mas foram detidos pelas forças armadas líbias.

Entretanto, um suposto comandante oposicionista assegurou ter sob seu controle as entradas oeste e sul da cidade e admitiu numerosas perdas por disparos de franco-atiradores.

As noticias sobre a situação em Zawiyah, situada a 50 quilômetros a oeste da capital, Tripoli, são contraditórias, embora todas as fontes coincidam em que todavía há troca de fogo entre as duas partes.

Esse enclave significa para ambas as forças o controle da via costeira para a Tunísia, de onde chega o fornecimento de alimentos e combustível a Trípoli, já manifestando sinais evidentes dos efeitos das sanções econômicas e dos bombardeios da Otan.

Alguns testemunhos aludiram a fortes enfrentamentos entre a oposição armada e tropas do governo na estrada fronteiriça, mas que as forças de Kadafi ainda controlam o setor.
Fonte: Prensa Latina