Atentados em Bagdá provocam mais de 60 mortes em 12 cidades
Bombas explodiram em mais de doze cidades do Iraque nesta segunda-feira (15), matando ao menos 63 pessoas, entre civis e militares, a maioria na cidade de Kut, no sul do país.
Publicado 15/08/2011 19:35
A maioria das baixas ocorreram na cidade de Kut, ao sul, no que se considera o dia mais sangrento do ano. Os informes emitidos paulatinamente por várias fontes revelaram pequenas diferenças no número de baixas fatais
O ataque mais mortal foi um duplo atentado com bombas que deixou pelo menos 40 mortos e 65 feridos em Kut, a 160 quilômetros ao sudeste de Bagdá, segundo afirmou Ghalid Rashid Khazaa, porta-voz dos serviços de assistência médica da região.
De acordo com a polícia, a primeira bomba foi detonada dentro de uma geladeira. Enquanto as equipes de resgate atendiam os feridos, um carro-bomba explodiu. Os ataques deixaram ao menos 35 mortos e 64 feridos.
A manhã decorreu em um âmbito de violência: atentados com carros bombas, ataques de diversos tipos, tiroteios e emboscadas por todo o país, indicou o Ministério do Interior.
Sete membros das forças de segurança morreram pela explosão de três carros bombas em duas localidades situadas ao sul de Bagdá, segundo o ministério
As explosões foram coordenadas para acontecer durante o período da manhã e incluíram uma combinação de carros-bomba, explosivos estradas e um suicida que atacou uma delegacia de polícia com um carro.
Na província de Diyala, sete bombas explodiram na capital local, Baquba, e cidades próximas, informaram as autoridades. Cinco soldados morreram na capital e outras cinco pessoas morreram em outras localidades. Em Najaf, um carro-bomba invadiu uma delegacia, matando quatro e ferindo 32 pessoas.
Em Kerbala, um carro estacionado perto de uma delegacia explodiu e matou três oficiais e feriu outros 14. Já em Tikrit, dois homens-bomba entraram em um campo militar fardados e detonaram seus explosivos, matando três pessoas. Outro carro-bomba explodiu em Kirkuk e feriu quatro militares, mas uma segunda explosão deixou um morto. Ainda houve atentados na capital, Bagdá, e nas cidades de Iskandiriyah, Mosul, Taji e Balad.
Em Tikrit, no norte do país, três homens assaltaram um antigo prédio do ex-presidente Saddam Hussein, agora escritório do governo, e mataram dois policiais e o chefe de uma unidade especial, além de causarem ferimentos a 10 funcionários públicos.
Com agências