Sem categoria

Brasília se prepara para receber Marcha das Margaridas

O Parque da Cidade, área central de Brasília, abrigará a Cidade das Margaridas, onde será desenvolvida uma série de atividades de debates e atividades culturais da Marcha das Margaridas, que acontece essa semana, em Brasília. De lá sairá a Marcha, na quarta-feira (17), ponto alto da mobilização. A 4ª edição da Marcha das Margaridas – maior mobilização de mulheres rurais da América Latina – recebe apoio de outras entidades como a União Brasileira de Mulheres (UBM), que se agrega à manifestação.

No Parque da Cidade, onde elas ficarão acampadas durante os dois dias – terça e quarta-feira (16 e 17) – será inaugurada uma mostra fotográfica sobre a trajetória de luta das mulheres trabalhadoras rurais na Marcha, além de oficinas de batucada e confecção de estandartes para a caminhada de protesto na Esplanada dos Ministérios.

Segundo Carmem Foro, coordenadora geral da Marcha das Margaridas, os preparativos estão a toda velocidade. Cerca de 70 mil pessoas já estão confirmadas. "Nossa presença aqui é impactante. Estamos construindo a Cidade das Margaridas para receber o Brasil”, afirma.

Para Carmem, "a Marcha tem um caráter histórico para o Brasil. Sua realização oportuniza o reconhecimento da primeira mulher eleita presidenta do país e a construção de uma agenda política, que enaltece as mulheres para a conquista de direitos e mudança em busca de uma nova sociedade”.

A coordenadora aponta, ainda, um diferencial: o aumento na participação das mulheres. "A cada realização temos visto o crescente número de pessoas, a visibilidade do evento, o amadurecimento com as pautas e o envolvimento de outros movimentos”, falou.

Pauta de reivindicações

E destaca a pauta de reivindicação, que motiva a caminhada de milhares de mulheres camponesas vindas dos mais diversos lugares do Brasil: biodiversidade, democratização dos recursos naturais, terra, água, agroecologia, soberania e segurança alimentar e nutricional, saúde pública e direitos reprodutivos.

Realizada de quatro em quatro anos, este ano, a Marcha tem como lema "Desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade”. Foi com base nesse lema que as organizações que compõem a Marcha elaboraram uma pauta extensa que foi entregue à Presidência da República em julho. Durante a mobilização desta semana, as mulheres camponesas querem dar continuidade às negociações sobre o documento.

As principais conquistas das mulheres, ao longo das caminhadas, que foi realizada pela primeira vez no ano 2000, depois 2003 e 2007, têm sido em torno da manutenção da aposentadoria das mulheres aos 55 anos, da representação na comissão tripartite de igualdade de oportunidades do Ministério do Trabalho, da reestruturação do grupo terra responsável pela construção da política de saúde para a população do campo, dentre outras.

A Marcha recebeu esse nome para homenagear a líder sindical Margarida Alves. Símbolo da luta das mulheres pela terra, trabalho, igualdade, justiça e dignidade ela foi barbaramente assassinada em Alagoa Grande, Paraíba, região Nordeste do país, com um tiro no rosto no dia 12 de agosto de 1983.

Programação

Segunda-feira (15)
A partir das 20 horas: Cidade das Margaridas disponível para delegações.
Não haverá jantar – será servido chá, café, leite e pão.

Terça-feira (16)
Madrugada: Chegada e acolhimento das delegações
5h30: Café da manhã
A partir das 9 horas: Inauguração da Mostra Nacional da produção das Margaridas
Painéis de debates:
1 – Desenvolvimento Sustentável – com foco nos eixos I, II, II
2 – Desenvolvimento Sustentável – com foco nos eixos IV, V, VI, VII
Lançamento da Campanha contra os agrotóxicos
Lançamento do PL de Iniciativa Popular para Reforma Política
Atividades culturais
Sessão Solene no Congresso Nacional
Ato no Congresso Nacional
Exposição Fotográfica – Mulheres Trabalhadoras na Marcha das Margaridas – Trajetória de lutas – Hall da Taquigrafia – Congresso Nacional
12h30: Almoço
14 horas: ABERTURA POLÍTICA DA MARCHA DAS MARGARIDAS 2011
Lançamento do CD ‘Canto das Margaridas’
À noite : Show Margareth Menezes

Quarta-feira (17)
5 horas: Café da manhã
7 horas: Saída da Cidade das Margaridas para a Esplanada dos Ministérios
10 horas: Ato na Esplanada, em frente ao Congresso Nacional
12h30: Almoço
15 horas: Ato de encerramento com a presença da Presidenta Dilma, no Parque da Cidade.
17 horas: Retorno das delegações aos estados

De Brasília
Com agências