Jô Moraes saúda a Marcha das Margaridas

“As lágrimas de vocês é que vão lavar este País de tudo de ruim; de todas as desigualdades; de toda a corrupção; de toda injustiça. Porque vocês é que podem emancipar este País. Parabéns, margaridas, porque este País, o futuro é de vocês!”

A manifestação se deu durante a saudação às trabalhadoras rurais que promovem em Brasília a cada quatro anos, a Marcha das Margaridas. Trata-se de uma manifestação em favor “de um projeto de Brasil com soberania, desenvolvimento sustentável e distribuição de renda”. Esta é a 4ª Marcha das Margaridas que levou a Brasília, vinda de todas as regiões do Brasil, perto de 70 mil camponesas.

Para Jô Moraes, a presença das margaridas em Brasília, na Câmara dos Deputados “ não é a presença de um dia: É a presença de uma vida, de uma família, de um setor deste Brasil que dolorosamente quer encontrar a sua emancipação”.

Discurso

Eis a íntegra do pronunciamento da deputada federal Jô Moraes:

“Senhor presidente, senhoras, senhores,

Quero saudar as margaridas que vieram de diferentes cantos deste Brasil em nome do meu partido, o PCdoB, e em nome de cada deputada de meu partido: Perpétua Almeida, do Acre, Luciana Santos, de Pernambuco, Alice Portugal, da Bahia, Jandira Feghali, do Rio de Janeiro, e Manuela D’Ávila do Rio Grande do Sul.

Quero fazer um cumprimento, deputada Luci Choinacki, muito especial à presidência desta sessão, porque essa presidência não é uma presidência da deputada Luci Choinacki. Não é a vitória nem de um mandato, nem dos eleitores de Santa Catarina. Esta presidência, simbolicamente, é a maior conquista que as margaridas já tiveram. Porque a deputada Luci Choinacki é a única representante dos trabalhadores e trabalhadoras rurais desta terra, mostrando o quanto o Brasil no seu perfil político é injusto e antidemocrático. Porque aqui está um para representar quase 20% da população brasileira que põe a comida na mesa dos 190 milhões de brasileiros. (aplausos)

Quero cumprimentar nosso presidente da Contag, Alberto Pinto Borges, dizendo que é muito importante a sua presença nesta Casa, porque precisamos de parceiros.

Cumprimentamos nossa querida coordenadora, Janete Pietá, presente em todas as lutas; nossa querida Aparecida Gonçalves, representante da ministra Iriny Lopes. Quero cumprimentar nossa companheira Carmen Foro, coordenadora da Marcha das Margaridas, e dizer que seu discurso foi a expressão maior do que foi a longa Marcha das Margaridas para chegar até aqui.

Em discurso inúmeras vezes interrompido por aplausos, a deputada federal Jô Moraes (PCdoB/MG) ressaltou hoje (16), da tribuna da Câmara, “o quanto o Brasil no seu perfil político é injusto e antidemocrático”, ao pontuar que “apenas uma parlamentar representa quase 20% da população brasileira que põe a comida na mesa de 190 milhões de brasileiros”, no caso, a deputada Luci Choinacki (SC) .

Alguma de vocês teve um companheiro que criou dificuldades; alguma de vocês teve de arranjar um lugar e alguém com quem deixar o filho. Cada uma de vocês teve de responsabilizar alguém para fazer a comida em casa. E a presença de vocês aqui não é a presença de um dia: É a presença de uma vida, de uma família, de um setor deste Brasil que dolorosamente quer encontrar a sua emancipação.

Para ser breve, queria dizer que a pauta de vocês não é a pauta das Margaridas. A pauta que vocês apresentam a esta Casa – os 23 projetos – é a essência da construção de um Brasil soberano, independente, justo, igualitário, com sustentabilidade. Não tem um único ponto que esta Casa ou algum deputado desta Casa possa dizer: eu sou contra. Por isso, eu queria que esta Casa recebesse os pontos de vocês como se fossem os pontos de compromissos de todos aqueles que querem fazer, construir um país soberano, independente, sem as desigualdades.

Por isso, concluo dizendo: as lágrimas que a Carmen conteve aqui. As lágrimas que cada uma de vocês ao sair de casa derramou. As dores nas noites nos ônibus. As dificuldades até para marchar aqui, para entrar nesta Casa que é de vocês (interrupção por aplausos) … Porque foi preciso que o presidente Eduardo Gomes viesse até aqui e arrancasse essa liberação…(aplausos)

Essas lágrimas de vocês é que vão lavar este País de tudo de ruim; de todas as desigualdades; de toda a corrupção; de toda injustiça. Porque vocês é que podem emancipar este País. Parabéns, margaridas, porque este País, o futuro, é de vocês!”

De Belo Horizonte, 
Graça Borges