Sem categoria

Oficinas de hip hop no Espirito Santo

Projeto "Rodando com a Cultura" estimulam a criatividade de alunos no ES

Uma mistura que envolve letras com contextos sociais, rima e ritmo. O movimento hip hop também está inserido na programação de oficinas do “Rodando com a Cultura”, da Secretaria de Cultura e Turismo (Semcult). O projeto começou no último mês e vai “rodar” pelas cinco regiões de Vila Velha até dezembro.

Na Umef Graciano Neves, em Paul, alunos e comunidade estão aprendendo um pouco sobre a cultura hip hop. As aulas são ministradas por Edson Sagaz, músico, grafiteiro, rapper e compositor, um dos destaques do hip hop capixaba. O artista está levando um pouco do seu talento às crianças, que estão aprendendo sobre o universo hip hop. Darwin, Danilo, Pablo e Fabrício são alunos da oficina e estão animados com a música e a criação das letras e rimas.

Com aulas descontraídas, Sagaz desperta nas crianças a criatividade ao criar letras e inserir a rima nas composições e, acima de tudo, trabalhar questões sociais como educação, política, violência, religião e amor. Danilo Soares tem 11 anos e está adorando desenvolver sua escrita. “Gosto de inventar, escrever e cantar”, contou. Fabrício Fernandes, 11, disse que está escrevendo uma letra. “O professor sugeriu vários temas e eu escolhi educação. Vou escrever uma letra bem legal”, falou, animado.

Sagaz está contente com a dedicação de seus alunos. “Eles estão empolgados e espero atrair mais alunos ainda. Vale a pena aprender um pouco do hip hop.”

O hip hop

Teve início na década de 70 em comunidades jamaicanas, latinas e afroamericanas, em Nova Iorque. O movimento possui quatro pilares essenciais: rap/MC, break, DJ e grafite. É uma cultura que envolve tudo: ritmo, movimento de corpo, criatividade e outros elementos. No Brasil, o movimento começou na década de 80, em São Paulo.

Rodando com a Cultura

O objetivo do “Rodando com a Cultura” é inserir a cultura nos principais pontos de Vila Velha, realizar a inclusão social e identificar novos talentos. São oficinas que envolvem diversas atividades artísticas como dança, teatro, capoeira, música, percussão, cordas, sopro e circo. Em parceria com a Semed, as oficinas são realizadas nas escolas. Todo o espaço físico será utilizado como salas de aula, quadras esportivas e pátios. As próximas oficinas serão divulgadas em breve no site da PMVV, pela Secretaria de Cultura e Turismo.

Fonte:Assessoria de Comunicação Semcult
Lívia Albernaz