Vicinais foram o principal tema do primeiro dia do 3º Etaf

A recuperação de vicinais foi um dos principais temas do primeiro dia do 3º Encontro de Trabalhadores da Agricultura Familiar (Etaf), que acontece até amanhã no auditório Eulálio Chaves, na Ufam. O assunto foi debatido por agricultores do entorno de Manaus.

3º Etaf - Jimmy Christian

A agricultora Marieta Silva foi uma das que cobraram maior atenção ao ramal Água Branca. Segundo ela, a via está em ótimas condições, mas durante o período de chuvas, preocupa. “Fica difícil receber visita ou escoar nossa produção”, afirmou.

Frente de recuperação de vicinais
O secretário de Produção Rural do Amazonas, Eron Bezerra, afirmou que o governo do Estado já recuperou quase 1 mil quilômetros de vicinais e que pretende estender isso para mais 1,7 mil quilômetros. No último sábado, a Sepror lançou uma frente de recuperação de vicinais em Itacoatiara e ontem, em Presidente Figueiredo. No próximo domingo, as obras de recuperação nos ramais terão início no Iranduba.

Bezerra destacou, ainda que pelo menos três protocolos de intenção devem ser assinados ao longo do Etaf. O primeiro será para garantir a mecanização de áreas em todo o Estado; o segundo para aprimorar e ampliar a assistência técnica e extensão rural aos produtores e o terceiro para análise de solo.

A solenidade de assinatura acontecerá amanhã pela manhã durante o painel de crédito rural e assistência técnica e extensão rural.

Etaf

O Etaf é uma realização da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam). Hoje, pelo menos 800 pessoas, entre trabalhadores rurais e autoridades participaram do encontro.

O governador do estado em exercício, José Melo, destacou a realização do evento. Para ele, a política pública do Governo para o setor primário tem proporcionado a inclusão social dos trabalhadores rurais e o encontro serve para fazer ajustes na política do setor rural. “Nós apoiamos com a distribuição de sementes, de implementos, com o escoamento e comercialização, seja na merenda escolar ou nos hospitais. O 3º encontro é importante para fazer os ajustes e buscar inserir mais gente nesse processo”, resumiu.

Além de Melo, participaram da abertura do evento bancos do Brasil e da Amazônia, Federação dos Trabalhadores (Fetagri) e da Agricultura (FAEA), SDS, Afeam, Ipaam, Iteam, Conab, Conselho Regional de Medicina Veterinária, OCB, Embrapa, Superintendência Federal de Agricultura (SFA), INCRA, delegacia do MDA no Amazonas, Ufam, CTB, SEBRAE, Suframa, vereadora Lúcia Antony, deputado Orlando Cidade e a senadora Vanessa Grazziotin.

Homenagem

Vanessa recebeu uma placa de homenagem por ser a parlamentar que mais destinou emendas para o setor primário. Em quatro indicou 20 emendas totalizando um investimento de 15,1 milhões de reais.

De Manaus,
Mariane Cruz