Sem categoria

Angola exige fim dos ataques do Ocidente à Líbia

O presidente angolano, José Eduardo dos Santos, exigiu nesta sexta (19) o fim dos bombardeios da Organização do Tratado do Atlântico Norte contra Líbia, que se prolongam há quase seis meses.

No encerramento de uma reunião da cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), o governante, depois de exigir o fim da intervenção militar, defendeu a abertura de espaços à negociação entre os grupos em conflito na Líbia.

Fez questão de afirmar que ao caso da Líbia se impõe uma solução política, que dê andamento a uma agenda de ações proposta pela União Africana, que articula o caminho da paz.

Representantes da SADC defenderam o avanço da paz e a estabilidade no norte da África e em outras zonas de conflito, como garantia para o desenvolvimento econômico e social deste continente.

Santos, presidente em exercício da SADC, também apelou para a comunidade internacional, solicitando ajuda solidaria a Somália, país do Chifre Africano que, além de sofrer um conflito bélico interno, padece uma crise humanitária por seca e falta de alimentos.

Fonte: Prensa Latina