Construção Civil: Operários unidos contra acidentes de trabalho

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil da Região Metropolitana de Fortaleza (STICCRMF) lançou nesta semana a campanha: Chega de mortes nas obras! Dez outdoors denunciando a morte de 16 operários em acidentes de trabalho, que aconteceram de janeiro a julho de 2011, estão espalhados em diversos locais da cidade.

Os outdoors também convidam para a Jornada Nacional de Lutas da CPS/Conlutas, que irá reunir diversas categorias de trabalhadores em todo o Brasil, de 17 a 26 de agosto. Em Fortaleza, a jornada será nessa sexta-feira (19/08), com uma passeata que terá concentração a partir das 9h, na Praça Portugal, Bairro Aldeota.

O STICCRMF convoca operários de diversos canteiros de obras da cidade. A expectativa da mobilização é reunir cerca de 3 mil trabalhadores para reivindicar o fim das mortes e acidentes de trabalho, condições adequadas de higiene e estrutura para refeitórios e banheiros melhoria na alimentação dos canteiros, utilização e fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), dentre outras bandeiras pela melhoria da qualidade de vida e de trabalho.

Segundo Dorelan Ponte Lima, membro do Setor de Segurança do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho (SRTE), o órgão não tem acesso ao número total de acidentes e mortes, que são notificados muitas vezes apenas nos hospitais, delegacias e no INSS. “Nós sabemos quando os familiares, a imprensa ou os sindicatos divulgam para a Superintendência, temos acesso a cerca de 20% dos casos. Até agora em 2011, fomos informados de 28 casos de acidentes muito graves ou que envolveram mortes”. Lima afirma que a maioria dos acidentes envolveram choques, quedas, impactos e mutilações.

Fonte: Blog Voz do Peão