Oficina de Grafitti movimenta Bom Jardim

O Projeto Grafitti em parceria com a Associação dos Moradores do Bom Jardim realizam neste sábado (19/08), no território da paz, uma oficina de Grafite. O objetivo da ação é proporcionar aos jovens da comunidade um estudo de desenho, onde será abordado todos os elementos necessários para se chegar a técnica do graffiti (estudo de cores e formas por exemplo).

O projeto também vai trabalhar o olhar dos jovens para o seu cotidiano, procurando fazer da oficina um observatório da comunidade, visando valorizar a identidade local e ajudar na formação de cidadãos participativos.

Os jovens criarão paineis com temas relacionados às atividades desenvolvidas no bairro. A intenção é demonstrar ao jovem o mundo colorido e transformador dessa expressão artística e, a partir daí, integrá-lo no convívio social.

Propõe-se, no final de todo o projeto, a realização de paineis em muros do Território de Paz com temas relacionados a Não Violência. Será necessário escolher os locais e fazer uma planta para elaborar croquis em escala, compondo com as idéias dos alunos para chegar a um projeto em comum

A oficina de Desenho para Graffiti – Muro da Paz terá sete horas-aula semanais, realizadas aos sábados, em diversas ruas do Bairro Grande Bom Jardim, onde haverá um bate-papo inicial sobre a Cultura de Paz na abertura de cada encontro.

No primeiro momento da oficina acontecera com a parte teórica, explicando aos alunos que a pichação é uma expressão artística contestadora ligada ao movimento hip hop e quais as implicações dessa arte; disponibilidade de vários tipos de pichações locais, nacionais e internacionais; divisão da turma em grupos para a criação de ícones e temáticas sociais para a produção de Graffitis nos locais selecionados.

Além do Bom Jardim, o projeto será realizado nas comunidades da Granja Portugal, Parque São Vicente e Parque Santo Amaro, em Fortaleza. Além da oficina, serão oferecidas várias ações de integração com a comunidade como exames de glicemia, medição de pressão arterial, presença do Conselho Tutelar, apresentação de informações para a prevenção da dengue.

Apoiam a iniciativa o Centro de Apoio em Defesa da Vida Herbert de Souza, a Rede de Desenvolvimento Local, o Núcleo de Meditação Comunitária, Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza, Governo Federal através dos Ministérios da Cultura e da Justiça, Pronasci e Cultura Micro Projetos.

Calendário de atividades

20/08 Bom Jardim
27/08 Granja Portugal
10/09 Parque São Vicente
17/09 Parque Santo Amaro

De Fortaleza,
Carolina Campos