PCdoB lança Perpétua pré-candidata a prefeita de Rio Branco

 A deputada federal Perpétua Almeida é pré-candidata a prefeita de Rio Branco.

PCdoB lança Perpétua pré-candidata à prefeita de Rio Branco 1
O nome dela foi confirmado sábado (20) durante conferência municipal do PCdoB, no auditório da Secretaria de Educação, na presença de dirigentes e políticos do PT, PDT, PSB, PTB, PV e PP.

O presidente estadual do PCdoB, Edvaldo Magalhães, destacou os avanços da Frente Popular e a participação do partido na construção e manutenção do projeto político que governa o Acre há 12 anos. Ele lembrou que o PCdoB é uma organização que sempre prezou por cuidar daquilo que tem de mais sagrado para a construção de qualquer possibilidade de vitória, que é a unidade da FPA. “E esta continua sendo a nossa grande bandeira, a nossa grande pauta”, disse o ex-deputado, reafirmando que a trajetória do PCdoB no Acre tem demonstrado que os comunistas são os construtores cotidianos dessa luta.

Edvaldo observou que a FPA está diante de um grande desafio desde sua fundação. “Estamos nas preliminares de uma grande disputa que são as eleições de 2012, que serão desafiadoras e estratégicas para o futuro da FPA”, alertou.

O presidente do PCdoB elogiou o prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim (PT), que está encerrando um ciclo vitorioso e maiúsculo. “Angelim vai fechar um ciclo de oito anos dedicando, com sua equipe e os partidos da Frente Popular, todos os esforços para organizar a cidade e reorganizar os serviços públicos”, destacou.

De acordo com Edvaldo Magalhães, o momento é de iniciar um novo ciclo e “para esse novo ciclo, nós do PCdoB temos que debater três novas medidas: repactuar um novo campo da FPA, chamar para o movimento novos atores e cimentar a unidade de tantos partidos que integram esse movimento”.

Para o presidente do PCdoB, a FPA precisará ainda de um novo programa para responder aos novos desafios como está fazendo o governador Tião Viana, que está reanimando a Frente Popular. “Nós temos que reanimar nosso povo para os novos desafios”, clamou Edvaldo.

Segundo o ex-deputado, a Frente Popular precisa convidar novos atores para conduzir o novo projeto nesta nova etapa. “Nós do PCdoB temos profundo respeito pelos nossos aliados. Respeitamos todos os nomes que estão sendo postos no debate sucessório, mas estamos convencidos de que, para essa nova etapa, nós temos um nome que se consolidou como uma grande referência política pela sua presença nas ruas, pela sua proximidade com a comunidade e compromisso com o projeto da FPA, um nome capaz de juntar, além dos partidos, amplos setores da comunidade. Por isso nós queremos dizer aos nossos aliados e à sociedade que nós temos o nome de Perpétua Almeida. Ela está preparada para dirigir o município de Rio Branco”, concluiu.

 

Perpétua: “Eles despertaram uma leoa”

Depois de anunciada pré-candidata a prefeita de Rio Branco, a deputada federal Perpétua Almeida fez um discurso que mexeu e emocionou com a militância e os convidados ao evento comunista. “Eu não pedi para ser candidata e nem queria, mas eu estou começando a me animar, começando a sentir que essa militância vai fazer a diferença nessa eleição”.

Perpétua sabe que a disputa vai ser difícil porque o povo anda olhando a Frente Popular meio de lado, “mas se a gente resgatar a verdadeira militância e ir para a rua no fim do expediente, de peito aberto, sabendo que Rio Branco não pode cair nas mãos de qualquer um, a gente vai conseguir resgatar a confiança da nossa população e lembrar para ela o esforço que a gente fez até aqui para nossa cidade ficar mais bonita, mais limpa”.

Agora, pré-candidata a prefeita, Perpétua prometeu se entregar de corpo e alma. “Eles (oposição) não despertaram um leão na eleição do ano passado, mas vários leões. Eles despertaram uma leoa”, anunciou sob aplausos e gritos de “Perpétua, Perpétua”.

“Eu não quero ver o PCdoB fazendo nenhuma imposição em torno do meu nome, porque isso demonstra que a gente está fazendo mais confusão que defendendo a unidade. Quero ver os partidos radicalizando, mas em torno da unidade”, pediu a deputada.

Segundo ela, a história da Frente Popular precisa ter continuidade. “A gente precisa ter o povo na rua de novo, animado, empolgado e reconhecendo o esforço que está sendo feito”, disse.

Por último, Perpétua disse que “a gente tem que fazer com que a população venha para as ruas para ficar do nosso lado, não contra a gente. A prefeitura de Rio Branco não pode estar numa briga com o governo do estado. Temos que fazer uma ação de mãos dadas com o governo e os partidos da FPA. Nossa responsabilidade é muito grande porque as eleições do próximo ano vão ser o grande desafio do nosso projeto. Eu aceito o desafio do PCdoB com a mesma garra e disposição com que enfrentei todas as outras disputas”, finalizou.

 


Presidente do PT celebra unidade com o PCdoB

Primeiro-suplente de deputado federal, o presidente do PT, Léo de Brito, pregou a manutenção da unidade da Frente Popular como alternativa para vencer a eleição de 2012. “O PCdoB sempre foi o nosso grande aliado e grande responsável por essa unidade marcada por sucessivas vitórias”, disse o petista.

Para o presidente estadual do PT, foi essa unidade, principalmente com os trabalhadores e a sociedade, que deu inúmeras vitórias para a Frente Popular. Segundo ele, o quarto mandato desse campo popular e democrático no Acre é fruto da união que tem garantido, por exemplo, nos últimos oito anos, profundas mudanças nos indicadores da educação, saúde e serviços públicos de Rio Branco.

Léo de Brito afirmou que o PT é grato ao PCdoB e aos partidos da FPA. “Se não tivéssemos essa unidade, não teríamos chegando com tanto sucesso aqui. Isso é a prova de que nós temos força e temos nomes e vamos estar unidos. Quem apostar na nossa desunião vai perder. Aqueles que apostam que nós não venceremos as eleições de 2012, também vão perder”, disse o petista. 

Por Josimór    A Tribuna