Sem categoria

Congresso em Foco: internautas escolhem melhores parlamentares

Quatro parlamentares do PCdoB fazem parte da lista dos 25 finalistas do prêmio Congresso em Foco. Em sua sexta edição, o prêmio elege os deputados e senadores que mais se destacaram em suas atuações parlamentares. Nesta segunda-feira (22), começou a votação pela internet. O evento de premiação será realizado em Brasília no dia 7 de novembro. Na edição deste ano, somente na premiação final serão conhecidos os vencedores da votação na internet.

O objetivo do prêmio “é estimular a reflexão sobre a atuação de deputados e senadores e romper com o discurso conformista de que todos os políticos são iguais e de que os cidadãos pouco, ou nada, podem fazer para melhorar a qualidade da representação política no país”.

Assim como nas edições anteriores, a segunda e decisiva etapa de votação tem como base uma lista predefinida pelos jornalistas que acompanham o trabalho do Congresso. Ao todo, 267 jornalistas de 55 veículos votaram, por meio de duas urnas itinerantes, em processo fiscalizado pelo Sindicato dos Jornalistas de Brasília.

Todos os congressistas pré-selecionados pelos jornalistas serão premiados com diplomas, mas cabe aos internautas definir a colocação final dos parlamentares, incluindo aqueles que receberão os principais prêmios: os três deputados e os três senadores mais votados, aos quais serão entregues troféus, e os vencedores de cada uma das categorias especiais

Na internet, você pode votar em até cinco senadores e 10 deputados, ao participar da escolha dos melhores parlamentares do ano. E em apenas um nome na definição de seis categorias especiais: parlamentar de futuro (com menos de 45 anos); defesa da democracia e cidadania; promoção da saúde; defesa dos direitos do consumidor; defesa da segurança jurídica e da qualidade de vida e defesa dos municípios

Valorização do Parlamento

O prêmio foi criado em 2006 com o objetivo de valorizar o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacam positivamente no cumprimento de suas obrigações durante o mandato, incentivando-os a desempenhar o papel que deles se espera. Por trás da iniciativa, há o desejo de ressaltar tanto a importância do Parlamento em uma democracia quanto a necessidade de os eleitores acompanharem de modo permanente a ação dos congressistas.

Conforme o regulamento do prêmio, a tarefa de definir os finalistas cabe aos jornalistas que cobrem o Congresso. Foram eles que escolheram os 25 melhores deputados e os 10 melhores senadores, além dos cinco nomes para cada uma das seis categorias especiais. Nas categorias de promoção da saúde e defesa da segurança jurídica, o número de finalistas acabou sendo maior porque houve empate entre os últimos classificados.

Veja a lista dos 25 parlamentares mais votados:
Chico Alencar (Psol-RJ)
Reguffe (PDT-DF)
Jean Wyllys (Psol-RJ)
Manuela D’Ávila (PCdoB-RS)
Aldo Rebelo (PCdoB-SP)
ACM Neto (DEM-BA)
Domingos Dutra (PT-MA)
Ivan Valente (Psol-SP)
Luiza Erundina (PSB-SP)
Romário (PSB-RJ)
Erika Kokay (PT-DF)
Cândido Vaccarezza
Marco Maia (PT-RS)
Miro Teixeira (PDT-RJ)
Jandira Feghali (PCdoB-RJ)
Delegado Protógenes (PCdoB-SP)
Dr. Rosinha (PT-PR)
Duarte Nogueira (PSDB-SP)
Vicentinho (PT-SP)
Alfredo Sirkis (PV-RJ)
Henrique Fontana (PT-RS)
Carlos Sampaio (PSDB-SP)
Mara Gabrilli (PSDB-SP)
Paulo Teixeira (PT-SP)
Roberto Freire (PPS-SP)

Fonte: Congresso em Foco