Sem categoria

Terremoto é sentido em toda a costa leste dos Estados Unidos

Tremor de magnitude 5.8 provocou evacuação do Congresso e do Pentágono em Washington
Um terremoto de magnitude 5.8 na escala Richter atingiu a costa leste dos Estados Unidos nesta terça-feira, 23, de Virginia a Boston, informou o Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês). O serviço meteorológico americano afirmou que não há riscos de tsunami.

O prédio do Pentágono e o Congresso, em Washington, foram esvaziados por causa do tremor, que foi sentido também em Nova York e nos estados de Ohio, Carolina do Norte, Massachusetts e Nova Inglaterra. Houve relatos de que o sismo ainda foi sentido em Toronto, no Canadá.

Não houve relatos imediatos de vítimas ou de danos majoritários causados a edifícios onde o tremor foi sentido. No Aeroporto Nacional Reagan em Washington, porém, azulejos caíram do teto e os bombeiros de Nova York relataram pequenos danos em alguns locais. A Catedral Nacional, o edifício mais alto da capital americana, também sofreu alguns danos – houve uma ruptura em três pináculos na torre central. A embaixada do Equador foi outro edifício que registrou avarias leves.

O epicentro do tremor está a apenas um quilômetro de profundidade e ocorreu às 1h51 do horário local, de acordo com o USGS. Ainda segundo o instituto americano, o último tremor e que se tem notícia no Estado da Virgínia ocorreu em 1875 e teve magnitude 4.8.

A costa leste americana geralmente registra atividade sísmica, mas mais branda que a ocorrida nesta terça-feira. A região é menos preparada para este tipo de situação que o Alasca e a Califórnia, por exemplo, Estados situados em regiões onde a ocorrência de tremores é maior e mais forte.

Evacuação e aeroportos

Milhares de pessoas assustadas tomaram as ruas das cidades onde o tremor foi sentido. Além do Pentágono e do Capitólio, em Washington, os tribunais de Nova York foram evacuados, assim como no local das obras do Marco Zero. Em Boston, várias pessoas deixaram suas casas. O sismo durou aproximadamente cinco segundos.

Os voos dos aeroportos JFK e Newark, em Nova York, foram atrasados para que as autoridades inspecionassem as torres de controle e as pistas de pouso e decolagem. A operação, porém, durou pouco mais de uma hora, conforme disse o porta-voz da Administração do Porto de Nova York e Nova Jersey. Em Washington, a atividade aérea também foi paralisada, mas os voos foram retomados em pouco tempo.

Por precaução, as autoridades anunciaram que todos os monumentos e memoriais do país foram fechados após o terremoto. Funcionários do governos declararam ainda que dois reatores nucleares próximos do epicentro foram provisoriamente desligados, embora não tenham sido registrados danos nas usinas.

Fonte: Estadão.com