Sem categoria

Sistema operacional para computadores Linux faz 20 anos

O sistema operacional de software livre começou a ser criado em 1991 pelo finlandês Linus Torvalds. Hoje é um sistema amadurecido, fácil de usar, totalmente livre e quase totalmente gratuito.

O Linux, o sistema operacional de código aberto e que é desenvolvido por milhares de programadores em todo o mundo, fez 20 anos nesta quinta-feira (25).

Nestes 20 anos, passou de um hobby modesto de um jovem programador finlandês a um sistema maduro – apesar de ser gratuito – que toda a gente já usou de alguma forma, mesmo sem saber.

Mas vamos à história. Em 25 de agosto de 1991, o finlandês Linus Torvalds, na época com 22 anos, enviou um mail para um grupo de discussão na Internet, o comp.os.minix, que dizia: “Estou fazendo um sistema operacional livre (apenas um hobby, não será grande e profissional como o gnu) para clones AT 386 (486). Trabalho nisto isto desde abril, e está começando a ficar pronto. Gostaria de ter feedback sobre coisas que as pessoas gostam/não gostam no minix, já que o meu OS lembra este um pouco”.

O Minix era um sistema operacional para fins educativos baseado no Unix (o sistema que funcionava em grandes mainframes) daí o nome, derivado de mini-Unix.

Curiosamente, Linus queria chamar ao seu sistema Freax, nome derivado de freak, free, e com o X do Unix. Mas um colega do programador, que não gostava do nome (e era administrador do server) criou uma diretório de arquivos com o nome “linux”, e foi este nome que acabou pegando.

Quem usa hoje Linux? Nos computadores pessoais, é ainda um sistema totalmente minoritário, usado em apenas 3% das máquinas. Mesmo assim, a verdade é que se tornou num sistema amadurecido, em muitas coisas mais fácil de usar que o Windows, muito mais seguro e estável, e que se instala em dez minutos.

Tem milhares de aplicações que são, na sua esmagadora maioria, grátis. Mas é em outras áreas que o Linux é majoritário. Mais de 70% dos servidores de páginas na rede mundial de computadores, que alojam os sites do mundo usam Linux.

Nos supercomputadores, as máquinas mais rápidas do mundo, o Linux é ainda mais esmagador: 91% usam este sistema. Não deve existir um internauta que não tenha feito uma busca no Google. Pois bem, se o fez, usou Linux, já que o Google usa este sistema nos seus servidores. Usa o Facebook ou o Twitter? Eles usam Linux, assim como a Amazon, só para dar alguns exemplos.

E nos dispositivos móveis, quem domina? Não, não é o IOS do Iphone, muito menos o Windows Mobile. É o Android, que se baseia no kernel (o núcleo do sistema operativo) do Linux.

Nada mau para apenas 20 anos de um sistema que tem como filosofia a liberdade e a colaboração entre milhares de programadores de todo o mundo.

Fonte: Correio do Brasil