Sem categoria

Dnit: denúncias nos Transportes paralisam mais de 500 obras

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) listou obras de 500 pontes e viadutos em 20 estados e no Distrito Federal que foram suspensas depois das denúncias de que integrantes do PR haviam montado um esquema de superfaturamento de obras e recebimento de propina no Ministério dos Transportes.

Apenas em Alagoas, são 72 obras paradas, a exemplo da ponte na BR-104, em Murici. Algumas obras nem entraram na lista, apesar da importância, como uma em um dos principais acessos a Belo Horizonte. Foi preciso montar uma estrutura de aço provisória e construir uma nova ponte porque a original, de concreto, que ficava ao lado, quase desabou.

Também em Minas, um viaduto construído na década de 1950 na BR-040, tem a mureta e o asfalto em mau estado. A ponte na BR-381 teve que ser demolida. A nova deve ficar pronta em outubro, ao custo de R$ 30 milhões e sem licitação por ser contrato de emergência. Em alguns trechos, as pontes estão em curvas fechadas e as muretas escoradas com pedaços de bambu, arame e madeira.

O Dnit informou que responde a questionamentos feitos pelo Tribunal de Contas da União e que, depois das explicações e ajustes, pretende publicar os editais de licitação das 500 obras trancadas. Os supostos desvios nos Transportes renderiam ao PR até 5% do valor dos contratos firmados pela Valec (estatal do setor ferroviário) e pelo Dnit, conforme reportagem da Veja publicada em julho. A pressão sobre o então ministro Alfredo Nascimento aumentou após novas denúncias, que lhe forçaram a entregar o cargo no dia 6 daquele mês.

Fonte: Terra Magazine