Movimento dos Não Alinhados comemora cinquentenário
Mais de uma centena de delegações deram início neste fim de semana em Belgrado, capital da Sérvia, à comemoração do cinquentenário da criação do Movimento de Países Não Alinhados (MNOAL).
Publicado 05/09/2011 15:15
O Ministro de Relações Exteriores da Sérvia, Vuk Jeremic, destacou a importância do Movimento, cuja primeira conferência foi realizada em Belgrado, de 1 a 6 de setembro de 1961.
"Após a Assembleia Geral da ONU, a conferência do MNOAL é o encontro mais importante do mundo", considerou Jeremic.
As delegações estão conformadas pelos ministros de Relações Exteriores dos países membros, vice-ministros, enviados especiais e outros representantes de Estado.
Também participam, na qualidade de convidados, dirigentes da ONU, da Organização da Conferência Islâmica, da Liga Árabe e da União Africana.
Durante o dia, o presidente da Sérvia, Boris Tadic, recebeu as representações dos países. O Movimento foi fundado há 50 anos em meio a luta emancipadora dos povos da África, Ásia, América Latina e as Caribe e outras regiões do mundo.
De acordo com um comunicado da chancelaria de Belgrado, os participantes no encontro se reunirão na terça-feira (6) no Palácio da Sérvia, para revisar os princípios que regem o bloco, integrado por 118 países como membros plenos e outros 18 na qualidade de observadores.
Nessa jornada, a Câmera de Comércio da Sérvia, a Agência de Investimentos e Promoção para as Exportações e 15 empresas líderes do país balcânico apresentarão seu potencial e as possibilidades de cooperação com os membros da comunidade. Na Primeira Conferência Cúpula de Belgrado, celebrada em 1961, participaram 25 países. Cuba foi a única nação representante da região da América Latina e do Caribe.
O MNOAL tem desempenhando ao longo de sua história um papel fundamental na preservação da paz mundial.
Durante seu mais recente encontro, celebrado em Bali, Indonésia, entre 25 e 27 de maio, o bloco reiterou sua profunda preocupação diante da ameaça que para a humanidade representa a ininterrupta presença de armas nucleares e seu possível uso ou ameaça de uso.
Também reafirmaram que o desarmamento nuclear segue sendo uma das mais altas prioridades do Movimento.
Fonte: Prensa Latina