Sem categoria

Venezuela e China assinam contrato para canalizar rio Orinoco

A Venezuela e a China assinam nesta segunda (5) o contrato para canalizar e melhorar a navegabilidade no rio Orinoco, um dos mais extensos da América com 2.140 quilômetros de extensão, informou o presidente Hugo Chávez. O Orinoco é o terceiro rio mais caudaloso do mundo, após o Amazonas e o Congo na Africa.

De acordo com o presidente, a estatal Ferrominera e uma empresa do país asiático assinarão o documento para que a companhia mista criada recentemente entre ambos os países inicie os trabalhos.

As partes acordaram no mês anterior estabelecer essa sociedade, que também será responsável pela comercialização da areia lavada e a pedra retirada na construção de moradias.

Chávez também anunciou que os membros do gabinete ministerial inspecionarão também nesta segunda (5) projetos nos setores de agricultura, saúde, segurança, moradia e educação.

Campanha de reeleição

O presidente deu entrevista ao canal Venezuelano de Televisão e, entre outras outras informações, fez referência ao processo rumo às eleições presidenciais de 2012, quando buscará a reeleição e exortou a todos os atores políticos a participarem do mesmo de forma limpa e séria.

"Agora que vêm as eleições, espero que os candidatos não busquem vantagens por meio dos ataques aos concorrentes e que, ao contrário, solucionem suas diferenças da melhor maneira", disse o chefe de Estado. Chávez ressalvou a importância de campanhas eleitorais livres de violência e do respeito aos resultados das urnas.

Finalmente, comentou sobre sua saúde e assegurou que seu corpo responde satisfatoriamente ao tratamento aplicado de maneira preventiva depois de ser operado de um tumor cancerígeno no último mês de junho.

Redação do Vermelho com informações da Prensa Latina