Sem categoria

Itajaí pede doações para vítimas das chuvas

As chuvas têm dado bastante trabalho para as equipes da Defesa Civil de Santa Catarina. Mas, uma das cidades que mais preocupam o órgão é Itajaí, por causa de sua localização, no final da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu. Para ajudar as vítimas, o município pede doações de alimentos não perecíveis, água e colchões. Soldados do Exército organizam o recebimento dos donativos.

Há vários pontos de Itajaí tomados pelas águas deixando 2,9 mil desabrigados e pelo menos 8 mil desalojados. Felizmente, o rio está baixando em relação ao nível registrado na manhã de hoje. Em Blumenau, chegou a 12,40 metros e agora está em 11,40 metros.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Everlei Pereira, não serão aceitas doações de roupas, uma vez que não há logística no momento para a separação e a distribuição dessas peças.

As chuvas das últimas horas já afetaram cerca de 700 mil pessoas em Santa Catarina. O governo do estado informa que já disponibilizou toda sua estrutura para atender os 71 municípios mais atingidos. Na quinta-feira, foram liberados, em caráter emergencial, R$ 3 milhões para o pronto-atendimento.

A trégua da chuva agora à tarde permitiu condições de voo nas regiões mais atingidas. Helicópteros do Corpo de Bombeiros seguem para Blumenau, enquanto o da Polícia Militar vai para Navegantes. Brusque vai contar com o apoio da Polícia Civil.

O governador Raimundo Colombo e o secretário estadual de Defesa Civil, Geraldo Althoff, recebem a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, que vão verificar a situação dos municípios atingidos pelas chuvas.

Balanço

Segundo novo balanço da Defesa Civil do estado, já passam de 669,4 mil o número de pessoas afetadas pelas inundações. Destas, mais de 48 mil estão fora de casa. Duas mortes foram confirmadas até o momento.

Em Blumenau, todas as entradas para o centro estão bloqueadas por inundações e 390 ruas estão alagadas, conforme a Defesa Civil. Pelo menos 32 bairros estão completamente isolados pelas águas, além das cidades de Ilhota e Gaspar. As ruas estão desertas, já que o comércio foi afetado. Ninguém foi trabalhar nesta sexta-feira. Algumas ruas estão com mais de 2 metros de água. Hoje, subiu para 16 o número de cidades que decretaram situação de emergência no estadopor conta das fortes chuvas que atingem o estado desde segunda-feira.

Mais informações sobre doações em Prefeitura de Itajaí e Cruz Vermelha

Fonte: Agência Brasil