Sem categoria

Atraso em obras para copa deixa governo em estado de alerta

Das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, apenas cinco iniciaram obras de mobilidade urbana. São elas: Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Rio de Janeiro. O dado foi divulgado hoje, pelo ministério dos Esportes, em um balanço sobre os preparativos do evento. Para o ministro Orlando Silva, os atrasos deixam o governo em "estado de alerta".

"Mobilidade é um assunto de relevância pelos legados que serão deixados. É um assunto que nos deixa em estado de alerta, no qual é muito importante o papel das cidades", acrescentou Orlando Silva, durante a divulgação do material.

Apesar de ter a maior previsão de orçamento para a área de mobilidade urbana (R$ 2,86 bilhões), São Paulo é uma das cidades que não iniciaram as obras. No balanço, a única obra prevista é a Linha 17 do monotrilho – espécie de trem com pneus que trafega em vias elevadas. A obra já está contratada e a licença de instalação está prevista para ser obtida em outubro de 2011. Já a previsão de início é janeiro de 2012 com conclusão em maio de 2014.
Ainda não iniciaram os trabalhos Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal e Salvador. No total, serão investidos R$ 12,1 bilhões em 49 projetos de mobilidade urbana nas cidades-sede.

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro, que detém a segunda maior previsão de financiamento, iniciou o projeto do BRT (sigla em inglês para trânsito rápido de ônibus) do Corredor Transcarioca, em março. A obra deve ser concluída em novembro de 2013.

Já Porto Alegre é a que apresenta o maior número de projetos. Mas, dos dez existentes, apenas um começou a ser executado neste mês – da Avenida Severo Dullius -, com previsão de ser concluída em outubro de 2013. As demais foram licitadas neste mês e devem ser entregues até dezembro de 2013.

da Redação, com Agência Brasil