Sem categoria

Dilma vai ouvir ministro do Turismo sobre novas denúncias

A presidente Dilma Rousseff vai conversar ainda hoje (14) com o ministro do Turismo, Pedro Novais, para ouvir suas explicações e avaliar a situação, após denúncias publicadas pela mídia conservadora, ontem, de que ele pagou o salário de uma funcionária de sua casa, governanta, com recursos da Câmara, quando era deputado federal, antes de assumir o ministério.

“Primeiro a gente pede as explicações cabíveis. Eu voltei hoje de São Paulo e hoje vamos encaminhar isso, avaliar qual é a situação, e avaliar as medidas cabíveis de forma muito tranquila”, disse a presidente, que ressaltou que por estar em viagem ainda não falou com Novais sobre o fato. As declarações foram dadas hoje, antes de sua participação na abertura do Seminário Gestão de Compras Governamentais – a Experiência da Educação, em Brasília.

Segundo matéria publicada na Folha de S. Paulo, a empregada Doralice Bento de Sousa recebeu salário como secretária parlamentar na Câmara entre 2003 e 2010, quando o ministro era parlamentar. Em nota, o ministério afirmou que Doralice de Sousa trabalhou como secretária parlamentar no gabinete de Novais até dezembro de 2010, para dar “… apoio administrativo ao deputado e aos outros funcionários”.

Hoje, em nova reportagem, a Folha publicou que a mulher do ministro Novais, Maria Helena de Melo, 65, utiliza um funcionário da Câmara dos Deputados como motorista particular.
Maria Helena é funcionária pública aposentada e não trabalha no Congresso.

O motorista seria Adão dos Santos Pereira, contratado em julho como secretário no gabinete do deputado Francisco Escórcio (PMDB-MA), mas nunca teria dado expediente no local.

Da Redação, com agências