Sem categoria

Parlamentares do Sul defendem carvão na matriz energética do país

O deputado Assis Melo (PCdoB-RS) reforçou a delegação de deputados e senadores das bancadas gaúchas, de Santa Catarina e do Paraná que fazem pressão junto ao governo federal por revisão do decreto da presidenta Dilma Rousseff (PT) que excluiu a matriz produtiva carbonífera de leilão lançado para o setor de energia. O prazo para inscrições se encerra no dia 20 deste mês.

“Precisamos enxergar o carvão como matriz energética importante para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, que gera emprego e renda. Se a exclusão ocorreu por problemas na lei, como alega o ministro Lobão, é preciso mudar a lei. Contamos com a compreensão e sensibilidade da presidente Dilma com os trabalhadores e a geração de emprego e renda”, explicou Assis.

Nesta quarta-feira (14), Assis participou de audiência com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para pedir a revisão do decreto, incluindo o setor de carvão no leilão. Lobão prometeu discutir o assunto com a presidente Dilma, que, por sua vez, já teria dado garantias aos produtores e deputados gaúchos em visita Expointer. O ministro garantiu que ainda não tinha conversado com a presidente sobre a possível mudança.

Após a audiência com Lobão, Assis participou da reunião da bancada gaúcha para definir estratégias para o setor energético a partir da utilização do carvão. Segundo dados oficiais de entidades classistas, 25 mil trabalhadores atuam na exploração do minério na região de Candiota, no Rio Grande do Sul, um dos grandes produtores nesta área, concentrando 89% do volume de carvão.

Com informações da Ass. Dep. Assis Melo