Aracaju: 2ª Conferência Municipal da Juventude

O evento visa possibilitar a discussão de políticas públicas para os jovens de Aracaju.

Aracaju: 2ª Conferência Municipal da Juventude - Lízia Martins

O dia foi pequeno para o entusiasmo e a vontade de fazer história dos quase 800 jovens que participaram da 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Juventude, na última quinta-feira, 15, em Aracaju. O evento foi realizado na primeira Praça da Juventude do país, localizada no bairro Augusto Franco, na zona Sul da capital sergipana. Com uma programação intensa de oficinas temáticas, palestras, atividades culturais e esportivas, a conferência encerrou com um grande show, comandado pelas bandas Alapada, Rala Coxa e a participação especial de Hot Black.

Organizado pela recém criada Coordenadoria Municipal da Juventude, o evento teve a participação de jovens de escolas públicas da capital, das universidades, de entidades do movimento estudantil e social, como o movimento Hip Hop que foi um dos destaques nas apresentações culturais. Na parte da manhã, a abertura oficial foi feita pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, na presença da juventude, além de convidados e autoridades locais.

Durante a tarde, foram realizadas as oficinas e a palestra principal, com o tema ‘Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos’, que abordou os desafios da luta pela aprovação do Plano Nacional de Juventude. No comando das discussões, a vereadora de Aracaju, Karla Trindade (PCdoB), ao lado de Ângela Guimarães, secretária-adjunta da Juventude da Presidência da República.

“Estou impressionada com a mobilização da juventude aracajuana. Além desta conferência ser a maior da qual já participei até agora, o destaque também vai para a pluralidade da juventude aqui representada em seus diversos segmentos”, ressaltou a secretária Ângela Guimarães. Nas últimas semanas, ela tem participado da etapa municipal da Conferência da Juventude, em cidades por todo país.

No discurso de abertura, o prefeito Edvaldo Nogueira destacou o caráter histórico do evento por ter sido realizado na Praça da Juventude, um local que, segundo ele, representa muito bem a importância que a administração do PCdoB dá para as questões da juventude. “Nossa administração tem buscado abrir espaços para que, cada vez mais, a juventude tenha espaço, vez e voz no município de Aracaju”, afirmou

Colaboração Jovem

Edvaldo Nogueira ressaltou a colaboração da vereadora Karla Trindade no processo de aproximação da administração municipal com os jovens, desde o início do mandato como prefeito da capital. Karla esteve à frente da 1ª Conferência Municipal da Juventude, em 2008, quando era assessora de Juventude na prefeitura. Em 2009, foi a secretária municipal de Governo mais jovem da história do município de Aracaju. Segundo o prefeito, os convites foram feitos porque “karla sempre foi uma jovem determinada que contribui para a construção da história”.

O lema ‘construir história’ foi reverberado do início ao fim da conferência, sempre com a recepção positiva, e marcadamente sonora, dos jovens participantes. Não foi diferente no discurso da vereadora Karla Trindade que ressaltou duas conquistas recentes da juventude, possíveis graças a propostas que encaminhou à Câmara de Vereadores. Uma delas foi a criação da Semana Municipal do Hip Hop e, outra, a constituição de um capítulo específico para os jovens na Lei Orgânica do Município.

“A mudança está na mão de vocês. Não deixem de sonhar, acreditar e lutar para construir suas próprias histórias. Ontem, eu estava aí no lugar de vocês e hoje me sinto honrada de representar a juventude aracajuana na Câmara Municipal de Aracaju”, ressaltou Karla Trindade. Ela também destacou a Praça da Juventude, que foi uma reivindicação de um jovem durante a 1ª Conferência Municipal da Juventude em Aracaju. Durante o discurso, a vereadora se comprometeu a levar adiante a lei do Conselho Municipal de Juventude junto à Câmara de Aracaju.

Ao final do evento, o coordenador municipal da Juventude, Antonino Cardoso fez um balanço positivo das atividades. “Esta conferência superou nossas expectativas. A juventude participou ativamente da programação. Na plenária final, foram eleitos 76 representantes de Aracaju para a Conferência Nacional que ocorre em dezembro, na capital federal, Brasília. A conferência estadual está programada para outubro, em Aracaju”, adiantou o coordenador.

De Aracaju,
Regina Groenendal