Copa do Mundo é momento de afirmação do Brasil, declara Dilma
Belo Horizonte foi escolhida para realizar o evento oficial que marca a contagem regressiva de mil dias até a Copa do Mundo de 2014. Ao anunciar R$ 3,16 bilhões do PAC Mobilidade Grandes Cidades para a região metropolitana da capital mineira nesta sexta-feira (16), a presidente Dilma Rousseff afirmou que investir em infraestrutura é uma maneira de dizer “não” à crise internacional e um “sonoro sim” ao crescimento e à melhoria de vida da população.
Publicado 16/09/2011 16:44

Os recursos do PAC 2 serão utilizados na revitalização do metrô da cidade, na implantação de terminais metropolitanos em sete municípios da região e na complementação do Complexo da Lagoinha, obras que, segundo a presidente, representarão um dos legados que a Copa do Mundo 2014 deixará à população de Minas Gerais e de todo o país.
Os dados promissores e as oportunidades de geração de renda se repetem por todo o país em atos que, nas 12 cidades-sede brasileiras, marcam a data de mil dias até a Copa do Mundo de Futebol de 2014.
Belo Horizonte foi escolhida para realizar o evento oficial, com a presença de Ricardo Teixeira, presidente da CBF, representantes da Fifa, do ministro dos Esportes, Orlando Silva, diversos políticos locais, além da presidente da República, Dilma. A solenidade teve como ápice a inauguração um relógio de oito metros de altura, nos jardins do Palácio da Liberdade, que fará a contagem regressiva dos mil dias para a abertura da Copa do Mundo. O ato dos mil dias ocorre em todas as cidades-sede e é uma tradição do mundial.
![]() |
A presidente Dilma Rousseff e o rei Pelé visitam as obras do estádio Mineirão e fazem menção ao início da contagem regressiva para a Copa do Mundo. |
A cidade de Porto Alegre (RS), por exemplo, celebrou a contagem regressiva de mil dias para o início da Copa do Mundo de 2014 de um jeito diferente nesta sexta-feira. Foi com uma cavalgada, que pouco tem a ver com um evento futebolístico, mas que está muito relacionada com a cultura gaúcha, a poucos dias do 20 de setembro – quando é comemorada a Revolução Farroupilha no estado. A cavalgada teve fim na placa que fará a fará a contagem regressiva na capital gaúcha.
Em São Paulo a programação foi na Arena do Corinthians, onde será construído o estádio já apelidado de “Itaquerão”. Numa área ao lado da Arena, foi lançado um megarrelógio de 13 metros de altura. Brasília e Recife comemoram a data com shows. Em Curitiba a cerimônia ocorre no Jardim Botânico, a partir das 19 horas. A estufa será iluminada com as cores verde e amarelo e o pentacampeão mundial na Copa de 2012, Kleberson, dará início à programação. A iluminação especial será mantida por uma semana.
Em Minas, a presidente fez menção ao início da contagem regressiva para a Copa do Mundo 2014 e disse que as obras na capital mineira nascem sob bons auspícios do rei Pelé, embaixador honorário da Copa, “um especialista em mil” – ao longo de sua carreira profissional, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, fez 1.283 gols.
Ela afirmou, ainda, que a Copa do Mundo se dá em um momento muito importante para o Brasil, quando o país incluiu na classe média 40 milhões de pessoas, um esforço permanente e que tem continuidade com o Plano Brasil sem Miséria, que visa retirar da pobreza extrema 16,2 milhões de brasileiros.
Estudo realizado pela FGV para o governo federal revela que 600 mil turistas estrangeiros virão ao Brasil no mês da Copa do Mundo 2014. A estimativa é de que eles realizem quase dois milhões de viagens pelas cidades-sede. Além disso, outros três milhões de brasileiros circularão pelo país, totalizando seis milhões de viagens. Cerca de R$ 180 bilhões devem ser injetados na economia brasileira com o mundial.
“Uma Copa do Mundo é um momento de afirmação do país. De afirmação da sua capacidade de organizar, talvez, um dos maiores eventos internacionais”.
À população mineira, a presidente deixou um recado: ela voltará ao estádio Mineirão no dia 21 de dezembro de 2012 para assistir a um gol do rei Pelé. Antes do evento, a presidente se encontrou com trabalhadores durante visita às obras de revitalização do Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão) e conheceu as obras do Trânsito Rápido de Ônibus (TRO) Antonio Carlos.
Durante a visita ao Mineirão, a presidente recebeu a camisa 10 do Atlético-MG com o nome dela nas costas e uma camisa da seleção brasileira simbolizando os mil dias para o início da Copa do Mundo da Fifa 2014. Dilma Rouseff passeou pelo empreendimento e observou a maquete que mostra como uma projeção da arena mineira.
Da Redação, Luana Bonone, com Blog do Planalto e agências