Sem categoria

Cores da Alba marcam presença em Festa de L''Humanité de Paris

Os países da Aliança Bolivariana dos Povos de Nossa América (Alba) terão uma intensa participação na Festa de L''Humanité, que tem início na noite desta setxa-feira (16) no Parc de La Courneuve. 

O Pavilhão da Alba terá sua abertura com presença de embaixadores e diplomatas dos países integrantes da aliança, para depois dar início a concertos de música da Venezuela, Bolívia, Cuba e Colômbia.

Palco por excelência de colóquios, debates e conferências, La Courneuve é também um espaço inevitável para grande parte da classe política nacional devido aos três dias de encontro do jornal do Partido Comunista Francês (PCF) na periferia de Paris.

No sábado (17) serão realizados pelos países da Alba três fóruns com os temas de Relações entre África, América Latina e Caribe; Balanço da Revolução Bolivariana e suas lições para os europeus; e a Resistência Latino-americana frente ao imperialismo.

Em torno da questão africana, a mesa redonda contará com a participação de vários especialistas e os embaixadores na França da Venezuela, Jesús Arnaldo Pérez (também secretário executivo do ASA, América do Sul-África), e Cuba, Orlando Requeijo.

Para os demais temas, estarão, entre outros, a advogada e escritora estadunidense-venezuelana Eva Golinger, o analista e pesquisador Michel Colon (Bélgica) e os jornalistas e escritores Hernando Calvo Ospina (Colômbia) e Salim Lamrani (França).

A poucos metros do recinto da Alba, estará a tradicional banca do jornal Granma, órgão oficial do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba (PCC), que iniciará suas atividades com um intercâmbio com o Sindicato dos Rotativistas da França.

Uma delegação cubana integrada por Noel González e Edelis Santana, dos departamentos Ideológico e de Relações Internacionais do PCC, participará do evento, no qual se abrirá uma exposição de caricaturas de humor político e dos Cinco.

O espaço Granma servirá de tribuna para denunciar a injusta prisão nos Estados Unidos, há 13 anos, dos cinco lutadores antiterroristas cubanos (Rená González, Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Fernando González e Antonio Guerrero).

Com esse propósito, no sábado a noite, se efetuará uma grande manifestação no Parc de La Courneuve pela libertação dos Cinco, como se lhes conhece internacionalmente.

L'Humanité foi fundado em 1904 pelo dirigente socialista Jean Jaurés, tem um notável poder de convocação e recebe uma ampla cobertura de imprensa, além dos atrativos culturais do encontro.

Fonte: Prensa Latina