Conepa reúne-se para discutir o período de defeso e o ENAq

O calendário no período de defeso de espécies como tambaqui, matrinxã, tucunaré, aruanã, pacu, sardinha, pirapitinga e mapará é um dos pontos de pauta da 3ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Pesca e Aquicultura (Conepa), que acontece nesta quarta-feira, 21, a partir das 14h30, no auditório da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

A reunião, que terá a presença da secretária executiva do Ministério da Pesca (MPA), Maria Aparecida Perez, também discutirá o IV Encontro de Negócios da Aqüicultura na Amazônia (ENAq), que acontece no fim de outubro.

O defeso compreende o período entre 15 de novembro e 15 de março e veta atividades de caça, coleta e pesca esportiva e comercial de espécies de peixe, visando à preservação e garantindo a reprodução destas espécies.

Já o IV ENAq faz parte da programação da VI Feira Internacional da Amazônia (FIAM) e será realizado no auditório do Novotel, discutindo questões sobre como a cadeia produtiva do pescado, desde a produção de insumos, os sistemas de criação, passando pela transformação até o seu consumo.

O Conepa é considerado uma entidade consultiva e deliberativa das questões pesqueiras e aquícolas do Estado.