Conferência de Itabaiana destaca militância da juventude

Foi realizada, na última sexta-feira (14), no plenário da Câmara Municipal de Itabaiana, a Conferência do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no município. Atraídos pela esperança de modificar a forma de se fazer política na principal cidade do agreste sergipano, os itabaianenses participaram do encontro e discutiram com representantes da direção estadual do partido, encaminhamentos políticos da legenda no município.

Conferência de Itabaiana destaca militância da juventude

O estudante de Ciências Contábeis do pólo de Itabaiana da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e atual presidente do partido na cidade, Leonam Leal, fez um resgate da fundação do Diretório Municipal do PCdoB na cidade. Ele lembrou que, na luta pela busca de melhores condições para os estudantes da UFS, conheceu a luta do movimento estudantil e a militância da União da Juventude Socialista (UJS) que se mostravam pertinentes ao que os estudantes buscavam naquele momento. Deste modo, o ingresso ao PCdoB foi acontecendo deforma natural. Após filiarem-se à UJS, foi a vez dos jovens estudantes preencherem a ficha do PCdoB e começarem a sonhar em transformar a política de Itabaiana, assim como estavam ajudando a transforma a realidade dos discentes da UFS. “Este momento, quando estudantes e jovens começam a se interessar sobre política, é um momento histórico para a nossa cidade”, apontou Leonam.

Hallison Sousa, presidente do PCdoB em Aracaju e representante do Diretório Estadual do partido, lembrou que há uma relação muito próxima da fundação do PCdoB em Sergipe e a do município de Itabaiana. Ele contou que a busca por melhoria, criação do partido comunista e militância ativa também aconteceram na criação do PCdoB em Sergipe, no início da década de 1980, quando o atual prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e outros sete militantes, decidiram lutar por democracia e a formatação de uma sociedade mais justa, iniciando a luta para espalhar as ideias do PCdoB na sociedade sergipana. “Vocês estão de parabéns e eu tenho certeza que um grande partido será construído aqui em Itabaiana.Fazer valer uma idéia nova para Itabaiana é o objetivo”, destacou Hallison.

Hallison fez um breve relato da história do PCdoB em Sergipe, ressaltando a atuação do partido nas lutas sociais e administração do prefeito Edvaldo Nogueira. “A chegada de Déda e Edvaldo ao Governo marca uma nova página na história do nosso Estado. Apesar deste avanço, a nossa intenção é não parar por aqui. Avançamos muito em Sergipe e na prefeitura de Aracaju, precisamos avançar ainda mais e isso passa pelo crescimento do partido aqui em Itabaiana, que é umas das principais cidades do nosso Estado”, disse o presidente.

Mesa Diretora

Durante a Conferência, foi eleita a nova Mesa Diretora que comandará o Partido Comunista do Brasil em Itabaiana durante os próximos dois anos. A direção foi formada da seguinte forma:

Leonam Leal – presidente
José Carlos Góis – vice-presidente
Monise Siqueira – secretária geral
Marcelo Batanga – tesoureiro