Educação Especial e Inclusão Social na pauta da semana

Com o objeto de dar continuidade ao processo de formação dos professores, a Secretaria de Educação de Olinda realiza, de 20 a 26 de setembro, o seminário Educação Especial com Inclusão Social, voltado para professores, coordenadores e diretores da rede. O evento acontece no Flat 4 Rodas, no dia 20, de 8h às 13h para coordenadores e diretores e nos dias de 21 a 23 e 26, de 8h às 17h, para os docentes.

Entre os temas abordados estão: Deficiência Intelectual– da Segregação à Construção da Cidadania; Cegueira – Mitos e Pré- conceitos; As Línguas no Contexto da Educação de Surdos; Influência da Família no processo de Educação da Pessoa com Deficiência Física/Motora.

De acordo com a chefe da Divisão de Inclusão, Egline Galdino, o aumento de alunos especiais matriculados na rede, reforça a importância de ampliar os conhecimentos dos profissionais de ensino para melhor atender esses alunos e promover a inclusão. “Segundo dados do senso ano passado tínhamos 200 alunos especiais matriculados, esse ano o número subiu para cerca de 500”, comemora.

Egline explica que os alunos especiais do município freqüentam a escola regular e no contra-turno participam das atividades nas salas de Atendimento Educacional Especializado (SAEE). As salas possuem equipamentos, mobiliários e materiais didáticos pedagógicos específicos, para apoiar de forma complementar aos alunos com superdotação ou de forma suplementar aos alunos com deficiência no ensino regular.

Programação

20/09/11 – Terça-feira
Manhã: Gestora Albanize Cardoso
Terezinha Mônica Sinício
Beltrão

Seminário: ¨Educação Especial com Inclusão Social¨
Novas Concepções/Quebra de Paradigmas
Educação e Diversidade

21/09/11 – Quarta-feira
Manhã: Intelectual
Profª Maria do Carmo
Deficiência Intelectual- da segregação à construção da cidadania
Conceituação e evolução histórica
Síndrome de Down
Características e desenvolvimento
Escolarização das pessoas com déficit cognitivo
T.D.A.H

Tarde: Intelectual
Profª Maria do Carmo
Psicose e Autismo
Paralisia Cerebral
Noções básicas de Paralisia Cerebral
Desenvolvimento em crianças com
Paralisia Cerebral
Escolarização da pessoa com paralisia Cerebral

22/09/11 – Quinta-feira
Manhã: Visual
Profª Maria do Bom Parto
Cegueira – Mitos e Pré- conceitos
Tiflologia
Tiflopedagogia
Atuação do professor junto ao aluno com deficiência visual
Técnicas de alfabetização ( criança e adulto )
Tiflologia
Os cegos e a representação gráfica do pensamento
Origem do Sistema Braille
Escrita e leitura em Braille
Legislação
Áudio Descrição

Tarde: Visual
Profª Maria do Bom Parto
Sistema Braille
Adaptações de Materiais
Tecnologia: Dosvox e NVDA

23/09/11 – Sexta-feira
Manhã: Surdez
Profª Lúcia Inez Barreto
Abordagens Educacionais (análise crítica):
Oralismo
Comunicação total – português sinalizado
Bilingüismo – Língua de Sinai e português escrito
Atendimento Educacional Especializado

Tarde: Surdez
Profª Lúcia Inez Barreto
As Línguas no Contexto da Educação de Surdos

26/09/11 – Segunda-feira
Manhã: Física/Motora
Profº João Ferreira
Aspectos Históricos
Influência da Família ao processo de Educação da Pessoa com Deficiência Física/Motora.
Conceito e Classificação
Causas, Características e prevenção

Tarde: Física/Motora
Profº João Ferreira
Implicações pedagógicas
Tecnologias Assistivas
Perfil do Professor
Repasses de Experiências

Fonte Site da Pefeitura de Olinda