Sem categoria

No Dia Mundial do Turismo, Brasil comemora crescimento do setor

No Dia Mundial do Turismo, comemorado nesta terça-feira (27), 7,2 milhões de brasileiros beneficiados com o setor comemoram o crescimento das atividades turísticas no Brasil. Entre 2007 e 2010, o número de turistas saltou de 155,9 milhões para 186 milhões, um crescimento de 20%. Os megaeventos esportivos marcados para os próximos anos e o crescimento econômico do país sinalizam para uma tendência de expansão ainda maior do mercado.

No Dia Mundial do Turismo, Brasil comemora crescimento do setor - Agência Câmara

Além da Copa do Mundo e das Olimpíadas e a ascensão social que fez surgir a nova classe média, o setor turístico também conta com o crescimento do prestígio internacional do Brasil, com consequente aumento da visibilidade do país no mundo. A soma desses fatores leva os técnicos do Ministério do Turismo a projetar crescimento ainda maior para o setor nos próximos anos.

“O Ministério do Turismo vai ajudar a Presidenta Dilma no combate à miséria, a partir do desenvolvimento do turismo como fator econômico regional decisivo para a geração de emprego e renda. Foi com trabalho, com emprego, com massa salarial, que o Brasil superou a crise internacional iniciada em 2008, e é deste modo que o turismo vai contribuir para o país continuar crescendo e se desenvolvendo”, afirmou o ministro do Turismo, Gastão Vieira, nas comemorações do Dia Nacional do Turismo, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

A expectativa para 2011 é que o número de desembarques em aeroportos brasileiros cresça 14,3% em relação ao ano passado, com 78 milhões de registros, dez milhões a mais que em 2010. Viajar nos próximos seis meses está nos planos de 33,7% dos brasileiros, conforme pesquisa da Fundação Getúlio Vargas a pedido do MTur; o número é 2,6 % superior ao registrado em agosto de 2010.

“Devemos incentivar o turismo doméstico, oferecer a esta nova classe média a oportunidade de viajar a preços em conta. Precisamos do apoio do setor privado para levar este trabalho adiante, fazendo crescer o turismo interno no Brasil”, avalia o ministro.

Roteiros para Copa

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e o Ministério do Turismo apresentaram, nesta terça-feira (27), os roteiros integrados das 12 cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014 para empresas do setor de turismo. O objetivo é unir as iniciativas pública e privada na preparação de produtos turísticos que serão comercializados no mercado internacional.

A meta da Embratur é atrair 7,2 milhões de turistas estrangeiros em 2014 – dos quais 600 mil virão exclusivamente para ver os jogos. “Os roteiros terão o desafio de abranger todo o país, incentivando o turista a visitar também os estados que não sediarão jogos, ajudando a descentralizar os benefícios do evento”, explica o presidente da Embratur, Flávio Dino.

Dino explicou ainda que o objetivo é fazer com que a integração dos destinos resulte em uma promoção articulada, onde todos os envolvidos serão beneficiados. “As campanhas da Embratur para divulgar a Copa 2014 em todo o mundo começam depois dos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres e deverão somar US$20 milhões em investimento”.

Turismo: aproximando culturas

As comissões de Turismo da Câmara e do Senado promovem, nesta terça-feira, a 5ª Semana do Turismo. O evento, que tem como tema central “Turismo: aproximando culturas”, prevê uma série de eventos em comemoração ao Dia Mundial do Turismo. Pela manhã, o ministro Gastão Vieira participou da Mesa de Debates sobre a Inclusão do Turismo no Plano Brasil Maior. À tarde, especialistas da área debatem sobre o tema "Conta satélite do turismo, o que é? Pra que serve?".

A Conta satélite do turismo (CST) é um instrumento estatístico elaborado para medir o consumo de bens e serviços que não aparecem discriminados dentro das Contas Nacionais. No caso do setor de turismo, por exemplo, essa medição envolve um conjunto de atividades, como transporte, meios de hospedagem, serviços de alimentação, entre outras. Por usar definições e classificações internacionais, a CST possibilita a comparação de dados com outros setores da economia, entre um país e outro e também entre grupo de países.

Integrantes da Comissão de Turismo da Câmara pretendem se mobilizar nesta semana e solicitar ao presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), que sejam incluídas na pauta de votações propostas em tramitação na Casa, como o projeto de lei que regulamenta a profissão de agente de viagem.

De Brasília
Com agências