Sem categoria

Forças da resistência impedem avanço de golpistas em Sirte

Forças leais a Muamar Kadafi impediram o avanço das tropas do chamado Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia, que pretendiam um rápido avanço para o centro de Sirte após ocupar o aeroporto, que tinham dado por controlado dias atrás.

Fontes na cidade natal de Kadafi assinalaram que as forças da resistência responderam à ofensiva dos sublevados com potente e efetivo fogo desde o centro da cidade.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) tem realizado sistemáticos bombardeios sobre Sirte, atingindo edifícios residenciais, os arredores da universidade e o centro da cidade, afetando milhares de civis.

As mesmas fontes relataram que os fiéis a Kadafi, cujo paradeiro é desconhecido desde finais de agosto, conservam ainda algumas armas modernas, suficientes munições e suprimentos que não foram destruídos pelos aviões da Otan.

Os combatentes pró-Kadafi têm reagido aos ataques das forças do CNT e recuperado posições em Sirte.

Comentaristas de canais televisivos árabes apontaram a possibilidade de que os homens do CNT mudem de tática com a ajuda da Otan para dominar rapidamente essa cidade costeira e Bani Walid, situada 150 quilômetros ao sudeste de Trípoli, os dois lugares de maior resistência.

Uma correspondente do canal Al Jazeera asseverou que os combatentes do CNT são incapazes de manter o território sob seu comando dentro de Sirte, onde membros de tribos, combatentes do Exército líbio e voluntários estão armados e dispostos a defender. "Eles (as tropas do CNT) estão fora da cidade, têm mantido grandes confrontos desde sábado, mas não puderam manter o território e tiveram que recuar", admitiu a repórter.

Prensa Latina