Sem categoria

ONU pedirá que se pesquise assassinato de jornalistas em Honduras

O relator das Nações Unidas sobre a Liberdade de Expressão, Frank La Rue, solicitará autorização ao governo hondurenho permissão para investigar a morte de 16 jornalistas ocorridas desde o golpe de estado de 2009.

La Rue anunciou à imprensa que nesta quinta (6) já iniciará contatos com autoridades para obter autorização para a primeira etapa da investigação, uma visita oficial a Honduras.

Honduras ocupa o segundo lugar em homicídios de profissionais da imprensa, depois do México, e este é "um fato crítico, condenável e inaceitável", assinalou.

Também considerou que o resgate da verdade em relação aos assassinatos pode contribuir para um clima de paz entre os próprios hondurenhos. Segundo ele, na prática de direitos humanos o acesso à informação é um pilar fundamental.
 
A este respeito, elogiou o trabalho das duas comissões da verdade integradas no país para pesquisar os fatos que seguiram ao golpe de estado contra o ex-presidente Manuel Zelaya em 2009.

No entanto, esclareceu que, para conseguir uma verdadeira reconciliação deverão ter em conta as recomendações emitidas pelas ditas comissões.

La Rue destacou o direito do povo ter acesso à informação  sob um esquema de pluralismo, diversidade e absoluta liberdade dos meios.

Nesse sentido, criticou as recentes declarações do presidente Porfírio Lobo, que disse que alguns setores pretendem desprestigiar a Honduras usando como base as denúncias a violações dos direitos humanos.

O servidor público da ONU encontra-se no país paraparticipar do seminário"Impunidade, liberdade de expressão e justiça", organizada pela Agência de Cooperação Holandesa (Hivos) e outros organismos afins, e que começará nesta quarta (4) em Tegucigalpa.

O seminário está sendo prestigiado por outras instituições como o Centro pela Justiça e o Direito Internacional, a Associação de Juízes pela Democracia, e a Equipe de Reflexão, Investigação e Comunicação.

Fonte: Prensa Latina