Discurso de posse da presidência do PCdoB em Pirambu

 

 Exmª Senhora presidente Estadual do PC do B em Sergipe, Tânia Soares, representada nesta solenidade pelo Presidente do PCdoB, do Município de Aracaju e membro do Comitê Estadual do PCdoB, Halisson de Sousa Silva, meus senhores, minhas senhoras filiados e não filiados do PCdoB em Pirambu, é com muita alegria que ocupo a tribuna desta casa Legislativa, casa do povo, para expressar nosso contentamento em assumir a Presidência do PCdoB na cidade de Pirambu.

Assumir a Presidência do PCdoB é ao mesmo tempo uma honra e um desafio, honra porque se trata da confiança depositada em mim pelos filiados e pela Presidência Estadual, e desafio porque a missão de presidir um partido transcende o querer de quem assume para cumprir os preceitos estatutários que indicam a defesa da sociedade e da democracia.

Estou consciente de que, com humildade, determinação e, sobretudo, com o apoio dos filiados, conseguiremos vencer esse desafio, respeitando as tradições de nosso partido PC do B, que em seus 89 anos de fundação, 49 anos de reorganização e atualmente com 26 anos de legalidade, deixou marcas profundas e benefícios no processo evolutivo da nossa República e de nossa sociedade.

Este ato se tornará muito importante na nossa caminhada política em Pirambu, porque temos certeza que daremos continuidade à semente plantada pelo saudoso camarada Sr. Andrade e sua família.

Neste ato saudamos a senhora Ivânia, filha do Sr. Andrade, que desde a sua adolescência milita no PC do B, assumindo uma cadeira de vereadora, nesta casa, e atualmente ocupando o elevado cargo de Secretária Adjunta de Política para as Mulheres, do Estado de Sergipe, que muito honra a Pirambu e dignifica as mulheres sergipanas e aos demais sergipanos.

Através da camarada Marta, filha de dona Fausta, saudamos a todos pirambuenses que filiados ao PC do B não deixaram essa entidade partidária se extinguir no Município de Pirambu, uma vez que nos foi entregue pela direção do partido a nível estadual uma lista de 31 filiados. Atualmente, contamos com pedido de filiação de vários cidadãos, homens e mulheres que acreditam em uma nova caminhada do PC do B em Pirambu.

Com a participação dos filiados queremos avançar em nosso município – Pirambu, aliando-nos aos demais filiados dos demais municípios Sergipanos e dos Estados para apresentar medidas que melhore a vida, o cotidiano do nosso povo pirambuense. Para tanto é necessário que se mude as bases da política nos variados aspectos que vivemos atualmente.

Precisamos reorganizar o PC do B em Pirambu, não apenas sobre a minha responsabilidade e dos membros da diretoria, mas com a participação de todos os filiados mobilizados para que as mudanças aconteçam com a nossa presença no dia a dia da vida do povo de Pirambu, nas agremiações estudantis, nas associações, nos sindicatos, nas ações dos moradores que compõem este Município.

Volto a frisar, com muito respeito, o saudoso Sr. Andrade, pessoa com quem tive a oportunidade de conversar, quando aprendi muito do que hoje sei da política sergipana e de Pirambu, sobretudo da conduta política daqueles que lutam, efetivamente, pela construção de uma nova sociedade mais solidária.

O desempenho atual do PC do B, presente nas várias dimensões da vida política do País, enraizado nas lutas do povo e dos trabalhadores, empunhando a bandeira do socialismo e empenhado no fortalecimento da Nação, por si só demonstra o acerto e o alto valor daqueles que compõem as fileiras deste partido, a exemplo do Prefeito de Aracaju Edivaldo Nogueira que tem demonstrado o zelo continuo para se cultivar e garantir a essência do socialismo que, segundo José Reinaldo Carvalho.

“Para o PC do B, o socialismo não é apenas a proclamação de um ideal de justiça social, desenvolvimento nacional, soberania, liberdade, fraternidade e solidariedade. Não é utopia. Nem uma etapa inatingível ou distante do desenvolvimento histórico. O socialismo é uma necessidade objetiva para evitar a barbárie e assegurar a evolução da humanidade”, fecha aspas.

É nesta perspectiva que acreditamos que Pirambu ao reorganizar a atuação do PC do B, através da nova direção que hoje está assumindo passando a coordenar as ações emanadas do programa e do estatuto da entidade, documentos que norteiam as ações do PC do B, dos dirigentes estadual e nacional e ouvindo as bases filiadas, dará oportunidade aos pirambuenses de expressar seus anseios em prol de uma sociedade mais justa e democrática.

Temos nítida visão do papel histórico vivenciado pelos seus filiados no que concerne à conquista do socialismo e que cabe, principalmente, ao coletivo de quadros e militantes impulsionados por suas convicções e compromissos. Empenharemo-nos crescentemente para construir um partido à altura dos desafios do nosso tempo e daqueles inerentes ao Município de Pirambu

Agradeço o privilégio de ser acolhido por nossa Presidente Estadual, Tânia Soares, e pelos filiados que apresentamos a Executiva Estadual.

Agradecemos também, aos presidentes que nos antecederam. Vamos precisar da colaboração de todos, como requisito primordial à reconstrução do PC do B em Pirambu, que sejamos um grupo participativo, democrático e efetivo no cumprimento do que preceituam o Programa e o Estatuto da nossa entidade.

A minha esposa que de forma solidária tem participado desta caminhada, estando ao meu lado, no dia a dia, nos ajudando mutuamente para enfrentarmos os obstáculos do cotidiano e cumprir mais esta missão que Deus nos colocou como Presidente do PC do B.

Nada acontece por acaso, sou sergipano de Porto da Folha, vivi entre Salvador, São Paulo e Brasília 49 anos, voltei para Sergipe e escolhi Pirambu para começar uma nova caminhada, são mais de 10 anos que vivo nesta cidade e quero continuar servindo ao povo de Pirambu no que estiver ao alcance do meu partido e das minhas possibilidades.

Convido os membros da direção do partido PC do B do Município de Pirambu, Vice Presidente, Sr Argélio, nosso querido Gagai, 1ª Secretária Maria de Lourdes Cardoso Gouveia, 2ª Secretária Djair, Tesoureira Sr. Carmozita para juntamente com o representante da nossa Presidente Estadual Tânia Soares encerrar esta solenidade de mãos dadas reafirmando nosso compromisso de respeito e luta para o crescimento do PC do B em Pirambu.

Alvacy de Sá Gouveia
Presidente do PC do B

Pirambu, 7 de outubro de 2011