Chile: estudantes e polícia entram em conflito antes de marcha
A capital do Chile registrou, na manhã desta quinrta (13), enfrentamentos entre estudantes secundaristas – que convocaram uma marcha em defesa da educação gratuita – e policiais. A tropa foi hostilizada enquanto tentava acabar com as barricadas erguidas por manifestantes encapuzados em locais próximos à Universidade de Santiago. Os policiais responderam lançando jatos de água e bombas de gás lacrimogêneo.
Publicado 13/10/2011 11:11

As Forças Especiais dos Carabineros, como é chamada a polícia chilena, também foi convocada para conter os estudantes que montavam novas barricadas conforme os homens da segurança pública iam desmontando as anteriores.
O choque ocorreu nos arredores da universidade e, como medida de segurança, a estação de metrô localizada em frente da instituição foi fechada. Além disso, o tráfego de veículos foi desviado.
O diretor da Assembleia da Coordenação dos Estudantes Secundaristas (Aces), Alfredo Vielma, informou que a marcha está prevista para começar às 13h30 na Praça Itália. O objetivo é que os manifestantes sigam até o Ministério da Educação.
A manifestação, contudo, não foi autorizado pelo governo de Santiago, e é provável que, como em ocasiões anteriores, a polícia atue para dispersar a multidão.
Com Ansa