Católicos apontam aumento da pobreza na Itália
Os Centros de Recepção da Caritas da Itália, uma organização solidária da Igreja Católica, informaram nesta segunda-feira (17) que entre os anos de 2007 e 2010 houve um aumento de 13,4% na parcela da população italiana que migrou para a classe de baixa renda.
Publicado 17/10/2011 19:25
Ainda segundo dados do relatório “Pobres de Direitos”, elaborado pela Caritas em parceria com a Fundação Zuncan, a cifra de pessoas que precisam pedir ajuda econômica para sobreviver aumentou em cerca de 80% neste mesmo período.
O próprio organismo registrou um aumento de 20% nos pedidos recebidos nestes anos, sendo que houve um crescimento de 42,5% nas demandas feitas por italianos e de 13,9% nas de estrangeiros.
De acordo com o relatório, o dinheiro público que é destinado a enfrentar a pobreza é "mal gasto" e apresenta resultados escassos. Desta forma, é necessário mudar esta política de forma profunda.
“Falta um compromisso político para enfrentar a pobreza”, divulgou o texto, que defende que a baixa renda não leva somente a problemas materiais, mas também de falta de direitos constitucionais, em particular da igualdade.
Fonte: Agência Ansa