Governo do Estado assina compra do Cine Theatro São Luiz

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, realiza nesta segunda-feira (24/10), às 14 horas, na Praça do Ferreira., ato solene de assinatura da compra do Theatro Cine São Luiz, da família Severiano Ribeiro. A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará adquire o Cine Theatro São Luiz no valor de R$2,2 milhões compreendendo que a concepção de tombamento, coloca o bem acima de valorações monetárias, isto porque, agrega valores imensuráveis.

Essa subjetividade que dificulta a valoração de preço é a mesma que eleva a condição de ícone, de expressão cultural da comunidade, atemporal e sublime, fazendo com que o Governo do Estado o preserve, como tem feito em razão da Lei 13.465.

Segundo o secretário da Cultura, Francisco Pinheiro, o Cine Theatro São Luiz, uma vez reativado como equipamento público cultural, torna-se solo fértil de possibilidades (cinema, teatro, shows musicais, etc.) e favorece condições para a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a desenvolver ações estratégicas de fomento à cultura contribuindo no fortalecimento do projeto de revitalização do corredor cultural do centro de Fortaleza, valorizando nossa identidade e convidando os cidadãos a se reapropriarem do espaço público em uma construção coletiva sustentável da cultura.

Patrimônio histórico presente no coração da cidade, o Cine São Luiz, tem como palco, a Praça do Ferreira, um dos locais mais emblemáticos para os fortalezenses, o equipamento cultural cria elos e consegue dinamizar o espiral cultural juntamente com os equipamentos públicos culturais do centro da cidade, legitimando assim, o protagonismo local e a diversidade cultural do Estado.

Marco construtivo na paisagem urbana de Fortaleza, o Cine Theatro São Luiz, é um equipamento cultural de grande importância para a história da cidade, que conecta cultura, patrimônio artístico-cultural e identidade.

Tombado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio do Decreto de nº 21.309, de 13 de março de 1991, e sob a tutela da Secretaria da Cultura, na Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural COPAHC, o Cine São Luiz, destaca-se pela exuberância da arquitetura e por salvaguardar os elementos simbólicos de uma época de pioneirismo do audiovisual no Brasil e em especial, em Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro, onde a empresa teve uma forte atuação em décadas passadas.

21.10.2011
Assessoria de Imprensa da Secult
Sonara Capaverde ( [email protected] / 85 3101.6761 – 88788805 – 8501.9882)