Vanessa Grazziotin convida para o V Simpósio da Amazônia

Presidente da Sub-comissão da Amazônia, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) tem a honra de convidar para a quinta edição do Simpósio da Amazônia, cujo tema será “Uma visão jovem para o futuro sustentável da região”.

O evento acontece na próxima segunda-feira, 31, a partir das 8h, no auditório Berlamino Lins, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, localizado na Avenida Mário Ypiranga, 3950 – Parque 10 de novembro, e é aberto ao público em geral. As inscrições podem ser feitas no local.

Estão confirmadas as presenças do ministro Moreira Franco, que conduzirá palestra magna sobre o futuro sustentável da Amazônia. Franco é ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e tem uma vasta experiência na vida pública.

Como ministro da SAE tem como objetivos o debate e elaboração de políticas públicas de Estado em articulação com governo e sociedade civil; a proposição de ações imediatas de reforma do Estado com vistas a políticas futuras; a elaboração de subsídios para a preparação de ações de governo; e a realização do planejamento nacional de desenvolvimento ao longo prazo.

A segunda palestra será ministrada pelo titular da Secretaria de Estado e Produção Rural do Amazonas (Sepror), Eron Bezerra. O tema abordado será a questão da Amazônia e seu desenvolvimento sustentável. Engenheiro agrônomo, professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), aluno especial do programa de doutorado em Agronomia Tropical da Ufam, Eron também é autor do livro “Amazônia, esse mundo à parte”.

A última palestra cujo tema é o valor da biodiversidade amazônica será ministrada pelo pesquisador Dr. José Aroudo Mota, do Instituto de Pesquisa em Economia Apliacada, IPEA. Especialista em biodiversidade, o pesquisador também é titular da Universidade de Brasília, onde atua no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Instituição.

Mais informações: 92 3231-1947

Histórico
O I Simpósio da Amazônia foi realizado em 2007, com o tema "Amazônia e Desenvolvimento Nacional". Precedido de reuniões preparatórias estaduais, o encontro teve como propósito resgatar o Plano Amazônia Sustentável (PAS) e trazer para o parlamento o debate em torno da temática Amazônia.

Na ocasião, a senadora Vanessa Grazziotin era deputada federal e presidente da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional. Esta edição do evento contou a presença de vários especialistas e autoridades como os ministros da Integração Nacional, do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Agrário, da Agricultura Pecuária e Abastecimento, dos Transportes, de Minas e Energia, das Cidades, da Ciência e Tecnologia, da Educação, de Assuntos Estratégicos, da saúde, do desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Planejamento e da Casa Civil.

Na segunda edição o Simpósio da Amazônia, abordou o "Desafio do Modelo de Desenvolvimento", na terceira o tema foi “Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas" que aconteceu em 2009, também precedido de etapas estaduais, para enfatizar as experiências práticas de desenvolvimento sustentável.
Na IV edição, o Simpósio Amazônia constituiu uma excelente oportunidade para a discussão de temas que são urgentes para o desenvolvimento da região, mas a questão da infra-estrutura e o desenvolvimento sustentável foi o tema central que direcional às palestras e os debates.

Pela primeira vez, o Simpósio realiza uma etapa regional e a cidade de Manaus foi o lugar escolhido para receber o evento. Daqui sairá um documento com as diretrizes que vão fornecer os subsídios necessários para que se possa conduzir o V Simpósio da Amazônia a ser realizado na Câmara dos deputados, no dia 8 de Novembro.

V Simpósio da Amazônia
Onde: Auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas
Quando: 31/ 10/ 2011 de 08h às 12h

Programação

08h30 – Abertura
09h – Palestra Magna: O Futuro Sustentável da Amazônia – Ministro Moreira Franco – Ministério de Assuntos Sociais Estratégicos da Presidência da República.
09h50 – Palestra: Amazônia e Desenvolvimento Sustentável – Eron Bezerra – Secretario de Estado de Produção Rural do Amazonas.
10h40 – Palestra: O Valor da Biodiversidade Amazônica – Dr. José Aroudo Mota Pesquisador do Instituto de Pesquisa Em Economia Aplicada – IPEA.
11h30 – Debate
12h – Encerramento