Ato político encerra Conferências do PCdoB RS e da capital

O PCdoB do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre realizaram no sábado, 5 de novembro, suas conferências estadual e municipal. Com o auditório Dante Barone lotado, o deputado estadual Raul Carrion foi eleito presidente estadual do partido e Adalberto Frasson foi escolhido para estar à frente do PCdoB porto-alegrense.

conferencia porto alegre - Flávia Lima Moreira

Ao final das Conferências, um ato político reuniu lideranças de diversos partidos – PT, PR, PSB, PSD, PPL e PMDB. Renato Rabelo, presidente nacional do PCdoB, falou da importância de Porto Alegre para o partido e para o país, e afirmou que a pré-candidatura de Manuela d`Ávila à prefeitura de Porto Alegre mostra o crescimento do PCdoB. “Somos um partido de 90 anos que nunca deixou de se renovar. Essa é nossa história, uma história de luta e de vitórias, de desafios. Uma história que ainda terá muitos episódios na busca da concretização das transformações que precisamos promover”, afirmou.

O governador Tarso Genro falou do momento político do estado do RS e de Porto Alegre. “Já tivemos a experiência de 2008 e não foi boa. Em 2010 foi diferente. Por isso digo que, sem o apoio de PCdoB e PSB a esquerda não teria conquistado a vitória que conquistou ainda no primeiro turno. Por isso, em Porto Alegre, a esquerda não pode estar dividida como em 2008. Vamos trabalhar para que isso não aconteça, para que estejamos juntos. A esquerda unida em Porto alegre deve lutar, unida, contra o conservadorismo”, declarou.

Carrion e Frasson destacaram o desafio do PCdoB no RS e, especialmente, em Porto Alegre. “O crescimento do PCdoB no RS nos mostra que os gaúchos querem mudanças. Ao elegemos Tarso ainda no primeiro turno comprovamos isso. Agora é importante que estejamos juntos nas principais cidades do RS”, defendeu Carrion. Frasson, que por 15 anos esteve à frente do PCdoB estadual, assume o PCdoB de Porto Alegre às vésperas da eleição de Porto Alegre. “O momento que vivemos é muito especial. Podemos fazer em Porto Alegre as mesmas transformações que estamos fazendo no RS e no Brasil. A unidade política, o combate ao conservadorismo, a vontade de termos uma Porto Alegre melhor e recolocada no cenário político mundial é nosso desafio e Manuela d`Ávila tem se mostrado e se consolidado como a melhor alternativa para que isso se concretize”, disse.

Ibsen Pinheiro falou da importância do exercício político e que todos os seus representantes, mesmo de partidos antagônicos, se aproximam na essência: a luta por uma sociedade melhor. Segundo ele, o pior agente do mundo político é aquele se diz apolítico e, assim sendo, não participa das decisões mais importantes e se exime da sua responsabilidade e da sua cidadania.

O vereador Nelcir Tessaro destacou que o PSD surge com o ideal semelhante do que propõe o PCdoB de Porto Alegre: juntos por Porto Alegre. O também vereador Airto Ferronato lembrou que PSB e PCdoB crescem de forma impressionante e sólida no estado e na capital. “Nós já estamos juntos em um projeto que quer uma nova Porto Alegre. E tenho a certeza de que não haverá um centro de convenções capaz de abrigar os encontros de PSB e PCdoB em 2012.

Também estiveram presentes Mari Peruzzo (PPL), Nelson Proença, Emília Fernandes, Raul Pont (presidente estadual PT).

Da redação local