Conferências do PCdoB RS e da capital reúnem 800 militantes

O PCdoB do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre realizou no sábado (5), com grande êxito, suas conferências estadual e municipal. Foram mais de 700 delegados eleitos pelos comitês municipais de 142 cidades onde o PCdoB está presente. Com o auditório Dante Barone lotado, o deputado estadual Raul Carrion foi eleito presidente estadual do Partido e Adalberto Frasson foi escolhido para estar à frente do PCdoB porto-alegrense.

foto2.jpg21294.jpg

Como destacou Frasson, “esta foi a maior conferência que já realizamos. Corresponde com a crescente influência política que o PCdoB exerce, fruto de uma correta política e da luta constante e dedicada da nossa valorosa militância”. O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, afirmou que “as duas conferências são emblemáticas e simbólicas de um momento que o partido sairá ainda maior desses grandes embates, vai sair ainda maior e vamos conquistar espaço político maior”.

Leia também:

Ato político encerra Conferências do PCdoB RS e da capital

Veja a nominata completa da nova direção PCdoB-RS

PCdoB: 90 anos defendendo o Brasil

Os ataques que o Partido vem sofrendo por parte dos setores conservadores que estão preocupados com o crescente prestígio e com a força dos comunistas dominaram os debates na parte da tarde. “Fico pensando que a motivação mais de fundo disso vem do campo político conservador, reacionário, que não se conforma com o fato de um partido de esquerda, como o PCdoB, a um só tempo histórico e renovado, ser uma legenda que cresce e se fortalece na sociedade brasileira”, disse Renato Rabelo. 
“Uma grande armação foi feita contra o nosso ministro Orlando Silva para atacar o PCdoB”, disse o dirigente nacional. Contudo, essas forças conservadoras foram surpreendidas pelo poder de reação dos comunistas. “Essa é a trajetória do PCdoB: ele se forja diante dos ataques, das lutas maiores. Esse é o PCdoB e não é à toa que iremos completar 90 anos de história”.

Pacto de
mocrático

O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, também defendeu a construção de um grande pacto político em defesa da democracia e em apoio à presidente Dilma, que mostre que a agenda política do país é o desenvolvimento, a distribuição de renda, a democratização da sociedade e sua soberania. “É preciso envolver trabalhadores, empresários nacionalistas, empresários da produção, todos os setores da nossa inteligência, do povo, para que tenhamos efetivamente uma política econômica, uma política macroeconômica desenvolvimentista que rompa com a ideia de que a estabilidade só é mantida com juros altos”, disse o dirigente comunista.


Democratização da mídia

Um outro pacto defendido por Rabelo diz respeito ao monopólio da comunicação. “Nosso grande desafio político é construir um pacto com as forças democráticas realmente progressistas e avançadas para que o país avance, não só no desenvolvimento, mas que também sejamos uma nação mais democrática, uma nação que seja respeitada pela sua democracia e para isso precisamos enfrentar o monopólio da comunicação”, disse Rabelo. 

Projeto eleitoral

 

As conferências estadual e de Porto Alegre foram um marco para o partido, que está acumulando forças, ocupando espaços e se preparando para o grande embate que virá em 2012. As eleições municipais poderão projetar o Partido para um novo e inédito ciclo de crescimento com grande repercussão. Em vários municípios do estado, o Partido desempenhará um papel protagonista no processo eleitoral. Em municípios como Caxias do Sul, Pelotas, Passo Fundo, Rio Grande, Bagé, Ijuí, Cruz Alta, Santa Rosa, Canoas, Novo Hamburgo, entre outros, o Partido se fortaleceu e participa ativamente do processo político, trabalhando para construir um expressivo resultado eleitoral.

Votação eletrônica

O PCdoB-RS e de Porto Alegre inovaram na forma da votação de suas novas direções. Pela primeira vez os delegados usaram o sistema eletrônico de votação. Foram instalados 50 terminais de computador no saguão da Assembleia. O novo formato foi aprovado pelos participantes, que elogiaram a rapidez e a facilidade do novo sistema.

Todos Juntos por Porto Alegre

O dia iniciou com a conferência do PCdoB da capital. Com o lema “Todos Juntos por Porto Alegre”, ela foi fruto de mais de quatro meses de debates e reuniões em 70 bases organizadas em segmentos importantes da cidade. O ciclo, intitulado “Novas Ideias para a Porto Alegre que queremos”, debateu temas como participação popular e Copa do Mundo, e que simbolizaram a disposição do partido de elaborar um novo projeto para Porto Alegre, que leve em consideração os anseios e propostas da população.

Em sua intervenção, a deputada Manuela D'Ávila destacou que que o PCdoB é um partido das ideias inovadoras, “porque não há nada mais transformador do que a ideia de resgatar em Porto Alegre que não é justo uma cidade ser dividida em duas, que não é justo uma cidade com tanto potencial, com tanta gente capaz de construir soluções para os problemas e tanta gente ainda vivendo em condições precárias nas nossas comunidades, que enfrentam todo o tipo de desigualdade social”.

Resgatando o protagonismo

Manuela citou que Porto Alegre precisa, para voltar a crescer e ocupar seu espaço de cidade vanguardista, se encontrar e fazer um encontro entre os problemas e as pessoas capazes de resolvê-los. Em que a política inclua o diálogo e haja o fim da intolerância. “Nós não aguentamos mais ver que os velhos problemas continuam sem solução por causa da velha briga política”. Por isso, acrescentou a parlamentar, é que nossas ideias são inovadoras. “Elas são da política da amplitude, da unidade e da transformação, da construção da igualdade, da bandeira atual da igualdade. Porque essa cidade tem condições de ser uma cidade igual. Porque essa cidade tem pessoas capazes de construir soluções não só para si. Nós queremos voltar a ser a Porto Alegre inovadora, voltar a ser a Porto Alegre protagonista da construção das soluções para nosso Estado.”

Crescimento

O PCdoB da capital dobrou seu número de filiados, passando em quatro meses de 2 mil para 5 mil filiados. Esse crescimento é resultado do amadurecimento de nossa política e reafirma a disposição do PCdoB de ser protagonista no campo eleitoral em 2012 e eleger Manuela prefeita de Porto Alegre. Como destaca a direção municipal do partido na capital, a política e a militância comunista são a força para o Partido consolidar-se como alternativa política avançada e democrática para Porto Alegre.

De Porto Alegre,
Barbara Paiva