PCdoB de Goiás elege nova direção e aprova Projeto Eleitoral

A Conferência Estadual do PCdoB de Goiás continuou neste domingo (6) com intervenções dos comunistas. Foram registradas as participações de 440 delegados, representando 71 municípios, que estiveram presentes durante todo o final de semana na etapa estadual. Uma das maiores Conferências já realizada no estado.

O secretário nacional de Organização, Walter Sorrentino (foto abaixo) acompanhou a conferência representando o Comitê Central e deixou uma importante mensagem sobre a vida orgânica do comunista no PCdoB. "Para governar a vida, governar a sociedade é preciso ter consciência, compromisso, disciplina e doação para a luta e construção do partido, militar, estudar e contribuir."
 
Sorrentino falou ainda sobre o momento de crescimento do PCdoB em Goiás. “Hoje nasce um momento novo, mais tem que se afirmar. É importante compreender que não somos militante de uma pessoa, mas do Partido Comunista do Brasil, que tem orientação política única. A resolução do partido pertence a nós”, enfatizou o secretário nacional.
  
Leia também

Conferência Estadual elege nova direção do PCdoB goiano

Conferência do PCdoB de Goiás reúne 700 militantes

O PCdoB fez uma homenagem póstuma ao senhor Adolfo Tibúrcio que faleceu no mês passado aos 90 anos. Lavrador e comunista desde a década de 40, Germano era seu codinome na época da ditadura.  

As suas filhas e netas receberam a homenagem póstuma ao mais antigo militante do PCdoB de Goiás. A primogênita, Fátima Tiburcio (foto) lembrou as ações do pai como militante do Partido na clandestinidade. "Meu pai escondia comunistas e armas em nossa casa. Com o golpe de 64, tivemos que tivemos que sair às pressas da nossa casa, com medo de represárias", lembrou.
 
O camarada Gercino de Paula que faleceu em março deste ano, também foi homenageado. Liderança rural, o senhor Gercino desde os anos 70 estava na luta com o PCdoB, com o povo trabalhador. Foi membro do Comitê Estadual (1982), sendo o primeiro candidato ao Senado pelo PCdoB-GO após a clandestinade do Partido em 1986. 

Composição do Comitê Estadual

Seguiu-se a programação da Conferência. Depois de análise das indicações feitas em plenário, a Comissão Eleitoral apresentou os nomes dos próximos membros do Comitê Estadual, levando em conta os critérios para a composição. Além de aumentar a composição do Comitê Estadual de 63 para 67 membros, o plenário decidiu por unanimidade estruturar o Partido em 10 comitês de macro-regiões no estado. 

Resolução Política

 

Ao Plenário, a Comissão de redação apresentou as emendas do Projeto Político “Crescer para contribuir com o desenvolvimento de Goiás, ousadia para disputar o poder em cada município” com as propostas de itens de inclusão ou substituição de emendas, alterando alguns pontos da resolução. 
Um ponto alto de discussão correspondia ao item 39 da resolução que indicava forte oposição ao atual governo estadual. A emenda supressiva obteve mais votos e foi incorporada ao documento. A proposta apresentada continha o seguinte texto: “Pautaremos nossa relação com outras forças política e com instituições governamentais tendo por base que o PCdoB defende os interesses do Projeto Nacional de Desenvolvimento representado pela presidenta Dilma Rousseff, em ampla articulação com a base de sustentação de seu governo e lutaremos pelas sentidas aspirações populares em defesa do estado, do serviço público, dos empreendimentos que tragam desenvolvimento para Goiás, visando unir amplo arco de forças para promover a vitória na Prefeitura de Goiânia e pavimentar caminho para alinhar, em 2014, Goiás com o Brasil.”
Foi adicionado também a resolução o item 62 que apresenta a decisão de lançamento de pré-candidatura própria à Prefeitura de Goiânia nas eleições de 2012 e de chapa própria de candidatos à vereadores também para as eleições do ano que vem.
O Presidente Estadual do PCdoB, Fábio Tokarski (foto abaixo) falou sobre o projeto do Partido, a importância das alianças, dando prioridade aos partidos da base da Dilma. “Nosso partido é um partido democrático e que tem opinião própria.
Decidimos juntos esse rumo. Nós recebemos muitos de agremiação diferentes, mas seguiremos um caminho só. O PCdoB tem estatuto, tem política própria e todos nós queremos construir uma sociedade mais avançada”. 
Chapa própria

Durante a Conferência, os dirigentes municipais revelaram a disposição de lançar chapa própria de candidatos e candidatas à vereadores na maioria dos municípios.  E ainda  a disposição de lançar candidaturas próprias à Prefeitura em cerca de dez municípios goianos. O presidente estadual do PCdoB, Fábio Tokarski apontou o desafio dos comunistas elegerem 100 vereadores no estado.

Ainda na Conferência foi atribuído ao secretariado cessante, marcar a primeira reunião que concluirá a distruição de tarefa dos membros do Comitê Estadual, elegendo assim, o próximo secretariado.  
 

Da redação local,
Eliz Brandão