Imperatriz Dona Leopoldina homenageia UNE no carnaval 2012

Com a canção “75 anos com a cara pintada de Brasil, a UNE somos nós, nosso samba, nossa voz” a escola de samba Imperatriz Dona Leopoldina, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, se prepara para o carnaval 2012 convocando o movimento estudantil para uma grande mobilização, dessa vez nas ruas Complexo Cultural do Porto Seco, sambódromo da cidade.

De acordo com o presidente da escola, Maurício Nunes, a escolha do tema para samba-enredo se deu por conta da relação direta existente entre a história da UNE e do Brasil. “Isso basta para a realização de um grande trabalho. O público em geral tem aceitado bem o samba enredo”, comentou.

“O samba-enredo conseguiu traduzir a combatividade e a luta da UNE e dos estudantes brasileiros nos últimos 75 anos. É uma homenagem à juventude e à história do Brasil. A UNE sempre esteve na vanguarda das lutas e conquistas do nosso país e agora todos poderão ver um pouco dessa trajetória através do carnaval da sempre campeã Imperatriz Dona Leopoldina”, comemorou a diretora da UNE no RS, Ana Lúcia Velho.

Surgimento da Imperatriz Leopoldina

A escola tem sua história e fundação, em 5 de janeiro de 1981, muito ligada aos movimentos sociais. Nessa época, a comunidade que formaria a Cohab Leopoldina lutava por moradia e passou a ocupar os prédios abandonados da antiga COHAB de Porto Alegre, localizada na maior área populacional da cidade, vizinha dos limites com Alvorada, próxima cidades limites de Viamão e Cachoeirinha.

Do surgimento dessa comunidade nasceu o eixo da paixão que envolve os componentes da escola Imperatriz Leopoldiona. Uma característica marcante da comunidade é a sua grande população jovem e a enorme identificação com as lutas históricas da UNE. “A escola tradicionalmente conta com muitos jovens nas suas fileiras, no próximo ano vai ser invadida por estudantes que ajudarão a cantar essa história”, comenta Ana Lúcia.

UNE na avenida

O organograma do desfile já está definido, e a história das lutas da UNE e dos principais acontecimentos culturais e de mobilização dos estudantes a cada década, serão representadas em cinco alas diferentes do desfile.

A escola conta com a experiência do carnavalesco Chico Passos, campeão do Carnaval de 2010 com um enredo em homenageando Beth Carvalho, para desenhar e montar os protótipos das fantasias e da Comissão de Frente.

E a escola também está providenciando uma grande festa de lançamento do carnaval 2012. O objetivo é conquistar o bi campeonato. “Nós esperamos mobilizar os estudantes e a juventude em geral com esta homenagem, em todas as alas e setores da escola, disponibilizaremos espaços para a participação de todos”, finaliza Maurício.

Coragem é a vanguarda juvenil
Em tempos de mexer balangandans
Buscavam esperança pro Brasil
Na fé vão quebrando barreiras
A “PAZ” era a sua bandeira
Rebelde sim, de coração
O que é nosso ninguém tira vale ouro
A legalidade, a liberdade de expressão

Do Mané pro Pelé a galera gritou… é gol
Um estilo dançante tão lindo surgiu
Dos anos dourados a lembrança ficou
A força da união estudantil

Tormenta, repressão, tirania, o povo não agüenta
Do lado mais fraco a corda arrebenta
Um clamor pelas ruas se fez ecoar
Caminhando, cantando seguindo a canção
Somos todos iguais, armados ou não
Quero seguir… é proibido proibir
De cara pintada meu anseio é maior
E mostro a cara pro futuro ser melhor
O tempo não pára, o sol vai nascer
Sou um guerreiro LEOPOLDINA até morrer

Minha coroa faz você tremer
Meu pavilhão é que me faz chorar
O samba, que hoje “UNE” todos nós
Comunidade Imperatriz é nossa voz




Fonte: UJS-RS