Sem categoria

Chile: Polícia prende estudantes em desocupação de colégio

A polícia chilena prendeu nesta quinta-feira (10) sete estudantes, seis deles menores de idade, durante a desocupação do Liceu Confederación Suiza, localizado no centro da capital Santiago, em uma ação marcada pela violência.

Os estudantes, que reivindicam educação gratuita e de qualidade, foram retirados com o uso de carros hidrantes e de bombas lacrimogêneas, em repressão semelhante à usada pela ditadura militar do general Augusto Pinochet.

Ao mesmo tempo, um grupo de estudantes voltou a ocupar as dependências da Universidade de Santiago do Chile, que tinha sido desalojada voluntariamente depois de uma assembleia ter deliberado sobre o tema.

O presidente da Federação dos Estudantes da universidade, Camilo Ballesteros, de mostrou preocupado com a ação do grupo, já que "tínhamos tomado a decisão de que íamos continuar com a paralisação mas desocupar porque essa não era a alternativa".

O movimento estudantil chileno está mobilizado há cerca de seis meses e já promoveu inúmeras marchas, paralisações e greves.

Com agências