Sem categoria

PT confirma: Haddad é pré-candidato à Prefeitura de S. Paulo

Nesta sexta-feira (11), O PT anunciou o ministro da Educação, Fernando Haddad, como pré-candidato da legenda à Prefeitura de São Paulo em 2012. Depois da desistência, na semana passada, da senadora Marta Suplicy (PT), em concorrer nas prévias do partido, era esperado que os três outros pré-candidatos também recuassem.

"Nós já temos um candidato a prefeito, o companheiro e ministro Fernando Haddad", disse o presidente da legenda, Rui Falcão.

Ontem, os deputados Jilmar Tatto e Carlos Zarattini, que mantinham suas pré-candidaturas, anunciaram a desistência em favor de Haddad. À noite, em encontro fechado com aliados de Tatto, Haddad agradeceu a escolha e pediu ajuda à militância: "Conto com vocês e sei que dependo de vocês para ganhar a eleição e governar." O senador Eduardo Suplicy, outro pré-candidato, já havia renunciado na semana passada, como Marta.

Sobre a saída da ex-prefeita, Haddad disse: "Doeu em mim quando a Marta desistiu. Não porque eu não desejasse vencer, mas porque é uma perda para todos nós." O ministro repetiu o que vem dizendo o ex-presidente Lula, sobre a importância da renovação dos quadros. "Se não renova, daqui a pouco a gente está de cabelo branco e não tem ninguém para pôr no lugar."

Tatto encerrou a reunião com elogios. "Quero desejar boa sorte ao Haddad. Tenho certeza que ele será um grande prefeito de São Paulo."

Chalita

Já Haddad, falando como candidato, afirmou que começará a buscar apoio dos partidos aliados ao governo federal, incluindo o PMDB. Há informações de que Lula vai agendar uma conversa em breve para negociar com o deputado federal Gabriel Chalita (PMDB) a desistência de sua candidatura.

Questionado se pretende insistir na desistência de Chalita para tê-lo como seu vice na chapa, brincou:  "Eu não comecei a insistir", respondeu, deixando claro que a escolha do vice vai obedecer à composição de forças que se formarão em torno da sua candidatura.

com agências