Sem categoria

SP: Tatto e Zarattini desistem, Haddad é candidato sem prévias

Os deputados federais Jilmar Tatto e Carlos Zarattini decidiram desistir da pré-candidatura pelo PT à prefeitura de São Paulo em favor do ministro da educação, Fernando Haddad, nome favorito do ex-presidente Lula e da presidente Dilma para a sucessão de Gilberto Kassab (PSD). No fim da tarde desta quinta-feira (10), os parlamentares comunicaram a decisão aos seus grupos de apoio.

Haddad já saiu de Brasília com destino a São Paulo e participa nesta sexta (11) de um almoço com Tatto, Zarattini e os presidentes do PT Rui Falcao (nacional) e Antonio Donato (municipal) para selar um acordo. O anúncio de que não haverá prévias internas no partido em 27 de novembro será feito na sede do diretório do PT em São Paulo logo após o encontro.

Ainda nesta quinta (10), Tatto e Zarattini participaram de uma reunião da bancada do PT em São Paulo, na casa do presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS). O ministro Fernando Haddad também esteve no encontro, mas não fez nenhum apelo direto para o cancelamento das prévias do partido. Por outro lado, o líder do PT na Câmara, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), pediu unidade para os colegas e frisou a necessidade de evitar a disputa interna.

Em entrevista a Terra Magazine logo após a reunião, Zarattini afirmou que faria uma "análise profunda do quadro político para 2012" junto a seu grupo de aliados, assim como Jilmar Tatto também faria, ainda segundo o deputado petista, para então anunciar a decisão a Haddad e aos presidentes do PT, no almoço marcado para sexta. "A decisão não será tomada no almoço. Conversaremos com nossos grupos e vamos expor nosso lado", declarou Zarattini.

Como moeda de troca, os aliados de Haddad afirmam que Zarattini e Tatto pressionarão por espaço na campanha do ministro.

Fonte: Terra Magazine