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Pesquisa revela impacto de blogs de economia

Em meados do século 18, Adam Smith defendia a ideia de que uma "mão invisível" regula os mercados, dispensando a intervenção do Estado na economia. Na internet, as mãos dos economistas digitam a todo o momento, publicando comentários em seus blogs cutucando, no mínimo, o público leitor.

A pesquisa "The Impact of Economics Blogs" (o Impacto dos Blogs de Economia) analisou essa dinâmica e constatou, entre outros resultados, que os posts de blogs como The Conscience of a Liberal (A Consciência de um Liberal) fazem saltar o número de downloads de artigos científicos na internet.

O trabalho é de autoria de David McKenzie e Berk Ozler, ambos do Banco Mundial.

Um artigo de 1997 do economista Douglas Irvin, por exemplo, teve 0,8 downloads mensais em 2009. Em fevereiro de 2010, Paul Krugman –autor do blog– citou o texto, sobre aumento nos impostos. Foram 151 downloads no mês. É um aumento de quase 190 vezes.

Entre as vantagens apontadas pelos autores nessa multiplicação está o fato de os blogs incentivarem internautas a ler estudos acadêmicos dos quais talvez não tivessem conhecimento.

Outro efeito analisado pelo texto de McKenzie e Ozler é o de blogs como instrumentos para alavancar a carreira de economistas.

"O acadêmico usa o blog para promover suas ideias e amplificar seus resultados", escrevem os autores. "Isso é um tipo de marketing".

Motivação

Na introdução da pesquisa, McKenzie e Ozler justificam o objeto de estudo. "Praticamente inexistentes há uma década, blogs de economistas se tornaram um lugar comum desde então".

Eles citam um estudo de 2008 que aponta que, na época, 400 mil pessoas liam esses blogs diariamente.

Apesar de o texto apontar que o aumento na leitura de estudos e a popularização de economistas têm efeito prático, o estudo reconhece que esse é um tópico que carece de mais investigação relacionando concretamente, no futuro, a leitura dos blogs e a tomada efetiva de decisões.

Fonte: O outro lado da notícia