Sem categoria

Aldo anuncia três nomes para a equipe do Ministério do Esporte

Aldo Rebelo anunciou nesta segunda-feira (14) três novos nomes do Ministério do Esporte. A economista Paula Pini, hoje coordenadora de projetos do Banco Mundial, será a secretária executiva. Para a chefia da assessoria internacional, entra o diplomata Carlos Henrique Cardim, que ocupava o posto de embaixador na Noruega. A secretaria nacional de esporte, educação, lazer e inclusão social será ocupada pelo vice-almirante reformado da Marinha Afonso Barbosa, que deixa a diretoria da empresa Bunge.

Anuncio de Aldo - Ministério do Esporte

Aldo Rebelo ressaltou que os novos membros da equipe são “pessoas qualificadas e comprometidas com o país, capazes de contribuir muito com o grande desafio que o Ministério tem pela frente”. Para Rebelo, as alterações são “esperadas e naturais” após mudanças de chefia. Segundo ele, as escolhas foram feitas com base em critérios técnicos, administrativos, políticos e em experiências de vida. “São pessoas que conheço e com quem tive a oportunidade de trabalhar”.

Aldo ressaltou que a organização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 é a prioridade do Ministério do Esporte. De acordo com o ministro, a nova secretária executiva tem experiência de mais 20 anos com desenvolvimento e mobilidade urbana e vai ajudar a preparar o país para os dois eventos internacionais.

"A pauta é muito extensa, são 12 capitais. É preciso que a nova secretária executiva acompanhe todas as medidas relacionadas com o cumprimento do cronograma de realização, os contratos e a execução das obras. Tudo isso é desafio da nova secretária”, disse o ministro.

Perfil

A secretária executiva indicada, Paula Pini, é especialista em desenvolvimento urbano, com mais de 20 anos de experiência em operações de financiamento de agências multilaterais. Desde 1998, ocupa o posto de especialista sênior para Desenvolvimento Urbano no Banco Mundial, em Washington. Coordenou as ações para a América Latina e Caribe (1998-2008) e África (desde 2008). É graduada pela Universidade de Paris I – Sorbonne, onde também fez mestrado em Desenvolvimento Rural. Já ocupou posições de coordenação na Cobrape (Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos) e no CNEC (Consórcio Nacional de Engenheiros Construtores).

O diplomata Carlos Henrique Cardim, indicado para a chefia da assessoria internacional do ministro, já ocupou postos na Noruega (onde foi embaixador até 2011), Paraguai, Estados Unidos, Venezuela, Chile e Argentina. É professor do Instituto Rio Branco e do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. Já ocupou os cargos de assessor do ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República (1986), de diretor da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (1997) e de diretor do Centro de Estudos Estratégicos do Ministério da Ciência e Tecnologia (1999). Também foi diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI), órgão da Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), de 2005 a 2010. É doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo.

O futuro secretário nacional de esporte, educação, lazer e inclusão social fez carreira na Marinha, de onde se retirou em 2007, no cargo de vice-almirante. Já ocupou posições de destaque no governo, como assessor parlamentar da Presidência da República durante a Constituinte (1986-1988) e no gabinete do Ministério da Marinha (1996-1998), e como diretor de Política e Estratégia do Ministério da Defesa (2005). Depois de deixar a Marinha, foi assessor especial do secretário municipal de Administração do Rio de Janeiro (2009). Ocupa atualmente a diretoria da Bunge Brasil, uma das principais empresas do agronegócio e alimentos do país, de onde está se desligando para compor a equipe do Ministério do Esporte.

Na entrevista coletiva em que anunciou os novos nomes, Aldo informou o destino dos ocupantes anteriores dos respectivos cargos. O secretário executivo, Waldemar de Souza, será deslocado para outro cargo no ministério, que será anunciado posteriormente. A chefe da assessoria internacional, Ana Prestes, passará a ser a subchefe da mesma pasta. Já o secretário nacional de esporte, educação, lazer e inclusão social, Wadson Ribeiro, deixará o posto, pois segundo Aldo, “tem missões a cumprir pelo partido em Minas Gerais”.

Da Redação, com informações de agências