Sem categoria

Embratur comemora 45 anos com recordes para o turismo nacional

O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), autarquia vinculada ao Ministério do Turismo, completa 45 anos nesta sexta-feira (18). Responsável pela promoção da imagem e dos destinos turísticos do Brasil no exterior, sua história se confunde com a trajetória de desenvolvimento do turismo brasileiro, setor que neste final de ano terá motivos para celebrar.

O Presidente da Embratur, Flavio Dino, disse que o Brasil está vivendo o melhor ano do turismo. "Todas as metas estabelecidas serão alcançadas, teremos a maior entrada de turistas estrangeiros já registrada – que deve chegar a 5,4 milhões – e bateremos recorde também na entrada de divisas, alcançando a marca de U$S 6,4 bilhões”.

Dino ressaltou ainda que este é o melhor momento para avançar no trabalho de promoção internacional e alcançar novos patamares. "Temos diversos fatores favoráveis ao fortalecimento do turismo internacional, como o incremento da malha aérea internacional e os investimentos significativos, que estão sendo feitos em infraestrutura para os grandes eventos, como a Copa do Mundo Fifa 2014 e Jogos Olímpicos”.

As projeções apontam para recordes históricos nos desembarques internacionais, na receita cambial do turismo e na entrada de turistas estrangeiros no país em 2011, indicando o acerto das políticas públicas estabelecidas no Plano Nacional de Turismo e no Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional do Brasil, que orientam as ações da autarquia.

“A melhoria nos indicadores relacionados ao turismo internacional é fruto de um trabalho competente e realizado em perfeita sintonia entre o Ministério do Turismo e a Embratur”, afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

A Embratur foi criada em 1966 com a missão de orientar o desenvolvimento do turismo brasileiro. Em 2003, com a criação do Ministério do Turismo, a entidade assumiu um novo papel: o de cuidar exclusivamente da promoção, marketing e apoio à comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no mercado internacional.

Com informações da Embratur